O esporte de Parauapebas vem se destacando e agora foi a vez do time da Associação Surdos Pebas Futsal (AS Pebas Futsal) de subir no lugar mais alto do pódio ao conquistar o título do 10º Campeonato Nacional de Futsal de Surdos, realizado no último sábado, 18, na Praça da Juventude, no bairro Habitar Feliz (Popular II). O título veio em cima da equipe do Sinop-MT pelo placar de 8 a 4.
“A final contra o Sinop foi muito difícil. AS Pebas me pediu raça, entrega, e dei muito mais de mim. Dei meu coração, joguei cansado, muitas vezes machucado, com muita dor, apenas porque a Associação Surdos Pebas Futsal me pediu. Fiz tudo pela equipe, porque me fez sentir vivo, útil e feliz. Deu certo e somos campeões. Gratidão por tudo”, declara Everton Carpegiane, capitão e goleiro do AS Pebas, logo após a conquista do nacional.
A competição reuniu oito times de quatro estados: Pará, Mato Grosso, Maranhão e Pernambuco, sendo o único que representou o município foi justamente a equipe campeã, a Associação Surdos Pebas Futsal. Na primeira fase, os times foram divididos em duas chaves de quatro, com os dois melhores de cada grupo avançando para as semifinais da competição.
A classificação final do campeonato contou com o AS Pebas como o time campeão, o Sinop-MT ficando como vice e a equipe do Chicago Bulls-MA sendo o terceiro colocado. O 10º Campeonato Nacional de Futsal de Surdos contou também com as equipes do Serrano-PA, USFC-PA, Tubarão-PA, Águia Real-PA e Mestre-PE. A competição foi uma realização da Liga Nacional Desportivo dos Surdos (LNDS).
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), deu total apoio ao Campeonato Nacional, onde cedeu o espaço para a competição. A quadra da Praça da Juventude é administrada pelo governo municipal através da secretaria. A competição teve como objetivo estimular a profissionalização dos surdoatletas, incentivando como forma de promoção e integração no meio da sociedade.
Por Fábio Relvas / Foto: Cezar Patrick