Tião tem mais de 50% de intenção de votos em nova pesquisa em Marabá

Continua depois da publicidade

Ulisses Pompeu – de Marabá

Neste final de semana, o Jornal Correio do Tocantins, o mais tradicional do sudeste do Pará, divulgou uma nova pesquisa na corrida pela Prefeitura de Marabá. Nela, Tião Miranda (PTB) aparece com 52% da preferência do eleitorado, contra 28% do segundo colocado, João Salame Neto (PPS).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ibrape e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo PA-00057/2012. O atual prefeito e candidato à reeleição, Maurino Magalhães (PR),permanece na terceira posição com modestos 6% da preferência. César do Comércio (PRP) e Manoel Rodrigues (PSol) têm 1% cada. Brancos e nulos somam 6%, mesmo percentual de indecisos.

O Ibrape, instituto que já havia medido a intenção de voto para o referido Jornal em abril deste ano, ouviu 488 pessoas nos dias 25 e 26 de agosto de 2012, exclusivamente na sede do município.

A pesquisa foi realizada nos complexos Nova Marabá, Marabá Pioneira, Cidade Nova, São Félix e Morada Nova, que juntos correspondem a 86,9% do eleitorado municipal. O estatístico responsável é Luciano Henrique Matos (Conre 9168-A).

METODOLOGIA

As entrevistas foram realizadas na sede do município de Marabá somente com eleitores que votam, sendo todos com idade igual ou superior a 16 anos. Por se tratar de amostragem representativa, as variáveis sexo, faixa etária, formação escolar, rendimento mensal e localização domiciliar foram consideradas. A pesquisa é autoponderada, isto é, as proporções estão contidas na amostra conforme critérios técnicos por amostragem aleatória. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos, dentro de um intervalo de confiança de 96%.

Após a conclusão dos trabalhos de campo, os questionários foram submetidos à fiscalização e crítica técnicas, que consiste na conferência de aplicação das “cotas amostrais” com adequação aos parâmetros estruturais e retorno, para “rechecagem”, de parte dos questionários.

Apenas 57% acompanham propaganda na TV em Marabá A pesquisa do Ibrape sobre as eleições em Marabá já pode medir os quatro primeiros dias de propaganda eleitoral na TV e no rádio, veículos de comunicação que alcançam a massa. Apesar disso, apenas 57% dos entrevistados declararam estar acompanhando a propaganda eleitoral gratuita; os demais, 43%, mostraram-se ainda desinteressados com o tema.

Em relação à pesquisa realizada pelo Ibrape ao Jornal Correio do Tocantins em abril, quando o cenário contava apenas com pré-candidatos, e não com coligações formalmente montadas, Tião Miranda caiu de 56% para 52% e João Salame consolidou-se na segunda posição, com 18% em abril e 28% agora em agosto, percentual alcançado, em boa medida, pelo grupo que formou na coligação que conta com os grandes PT e PMDB.

O atual prefeito, Maurino Magalhães, que mesmo na visão dos mais críticos iria ser páreo duro na disputa, por estar à frente da máquina administrativa, manteve os mesmos 6% que tinha em abril.

Pelo menos 12% do eleitoral ainda podem ser conquistados por qualquer um dos candidatos, uma vez que 6% deles se mostram indecisos e igual percentual tende a votar em branco ou anular o voto, conforme manifestado na pesquisa Ibrape.

30% DE INDECISÃO

O cenário mais intrigante está na pesquisa espontânea, quando não são repassadas previamente ao entrevistado as opções de nomes na disputa. O Ibrape perguntou: “Se você fosse votar agora, em quem você votaria para prefeito?”. Nesse questionário, 30% mostraram-se indecisos ou disseram não saber em quem votar.

Tião aparece na liderança, com 41%; Salame, com 21%; Maurino, com 4%; Cesar do Comércio, com 1%; e Manoel da Cosanpa não foi citado. Brancos e nulos somam 3%.

A pesquisa encomendada pelo CT também quis saber em quem o eleitor não votaria, por meio do que se pode aferir o grau de rejeição dos candidatos. Nesse quadro, Maurino Magalhães está no topo da lista com 67%; Tião Miranda tem 10%; João Salame tem 8%; Manoel Rodrigues tem 3%; e César do Comércio, 2%. Outros 2% disseram rejeitar todos os candidatos e 5% não responderam.

O Ibrape tem sede em Campo Grande (MS), representações em Porto Velho (RO), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Campinas e São José do Rio Preto (SP), sendo um dos cinco principais institutos de pesquisa eleitoral do país. O site do instituto é www.ibrapenet.com.br.

13 comentários em “Tião tem mais de 50% de intenção de votos em nova pesquisa em Marabá

  1. dorivan Responder

    so nao ver quem nao quer salame tentou acaba com a imagen do tiao com a historia de tiao do nao o tiao jogou um balde de agua gelada nas mentira do salame e mostrou a verdade pra quem quiser ver o salame e um grande mentiroso porque inventar uma historia que depois ia ser descoberta por todos egora ele se calou e nao faou mais nisso eu nao voto em candidato que tenta enganar o povo
    falar a verdade o povo nao e besta

  2. GUERRA Responder

    A responsabilidadde dos blogs é grande em ter que divulgar resultados alheio. Isto os leva ser tendencioso.
    è preciso cautela neste aspecto.
    Precisamos de lutar por coisas mais plausivel, como o voto facultativo para que tantos cultos que aqui escrevem tenha valor o devido do seu voto. Convenhamos, de nada adianta tantas especialização se seu voto é menor quem desconhece o poder do voto. Vota-se mais por adesão que autocritica. Vejo amigos votar porque ‘ele mandava varrer a rua e nao tinha tanta poeira’ . Ora a poeira se dar porque uma so via é asfaltada. A solocão disto é que se asfalte as ruas de outros comunitários para que evite o poeiral como é aqui em MARABÁ. Visão estanque atrasa o progresso social…isto é pouco diante de tantas mazelas. – VOTO FACULTATIVO JA!

    M GUERRA

  3. Louro Responder

    ESSA PESQUISA É TÃO FORJADA QUANTO A TENTATIVA DE ILUDIR O POVO COM A PARTICIPAÇÃO DO “TIAO DO NAO” NA CAMPANHA DO CARAJAS!

  4. Marabá Responder

    O Jornal Correio do Tocantins Nunca errou e tem uma Grande credibilidade na Região, vou com TIÂO 14, e Depois do Programa que o Proprio João afirma que o TIÂO é do SIM, acabou a farsa do João PINOQUIO.

  5. Bideco Responder

    Essa pesquisa do Tião é a maior piada do momento.
    O desespero é tão grande, que dá dó. Hoje ví carro de som do Tião afirmando que há comprovações que o dito cujo defendeu o Carajás. Cara de pau!!!!
    Mesmo assim, vejo que ele ainda tem maioria de votos, pequena, em relação ao Salame, mas assustadora para quem se acha.
    Abraço e continue firme.

Deixe seu comentário

Posts relacionados