Tenistas de 12 países integram a lista do Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará, que é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e acontece entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro de 2012, no Grêmio Literário e Recreativo Português.
O principal favorito ao título deste challenger de US$ 50 mil é o paulista Rogério Dutra Silva, segundo melhor tenista do Brasil, representante do País na Copa Davis, detentor de duas medalhas no Pan de Guadalajara (prata em simples e bronze em duplas mistas) e ex-95º melhor da ATP. Ele aparece na chave principal com 11 compatriotas: Thiago Alves – ex–88º do mundo -, Ricardo Mello – que já foi Top 50 da ATP -, Júlio Silva, Leonardo Kirche, Guilherme Clezar, Ricardo Hocevar, André Ghem, Fabiano de Paula, Bruno Sant’Anna, Thiago Monteiro e Thales Turini.
O Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará 2012 marca o retorno de Belém ao circuito ATP Challenger Tour. A última vez que a cidade recebeu um evento de tênis deste nível foi em 2006, com a presença, entre outros brasileiros, de Alves, Mello, Dutra Silva e Ghem na chave principal. Na ocasião, a participação brasileira terminou na semifinal diante de argentinos: Thiago perdeu para Carlos Berlocq e Ricardo foi superado por Guillermos Cañas, que mais tarde se tornaria campeão do evento.
Entre os destaques do Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará 2012 estão o canadense Philip Bester, que, como juvenil, foi finalista da edição de 2006 de Roland Garros, e o holandês Thomas Schoorel, que já ocupou a 94ª colocação do ranking mundial. A lista se completa com os chilenos Jorge Aguilar e Hans Podlipnik Castillo, o português Gastão Elias, o holandês Thiemo de Bakker, o argentino Agustin Velotti, o australiano John Patrick Smith, o italiano Andrea Arnaboldi, o uruguaio Marcel Felder, o belga Julien Dubail e o esloveno Ivo Klec.
Jogos na Internet – Todas as partidas do Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará poderão ser acompanhadas ponto a ponto pelo Live Score do site da ATP (www.atpworldtour.com), enquanto imagens dos principais confrontos serão transmitidas pelo site E-Tennis (www.e-tennis.tv). Além disso, informações sobre a competição estarão disponíveis no site oficial do evento (www.institutosports.com.br), Twitter (twitter.com/institutosports) e facebook (facebook.com/institutosports). A entrada no clube para conferir os jogos é gratuita.
O Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, com o patrocínio do Itaú, Stella Artois, Revista IstoÉ Dinheiro e o apoio do Governo do Estado do Pará, do Grupo ORM, da Federação Paraense de Tênis e do Grêmio Literário e Recreativo Português. A organização é do Instituto Sports.
CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÊNIS DO ESTADO DO PARÁ
ATP Challenger Tour – US$ 50 mil
Período: de 29 de setembro a 6 de outubro de 2012
Local: Grêmio Literário e Recreativo Português – Rod. Augusto Montenegro, km 10 – Belém/ PA.
LISTA DE INSCRITOS – Chave Principal ( atualizada pela ATP em 11/09/2012 )
115º – Rogério Dutra Silva (BRA) 140º – Thiago Alves (BRA) 154º – Gastão Elias (POR) 157º – Ricardo Mello (BRA) 159º – Thiemo de Bakker (HOL) 175º – Júlio Silva (BRA) 221º – Agustin Velotti (ARG) 225º – John Patrick Smith (AUS) |
229º – Leonardo Kirche (BRA) 232º – Jorge Aguilar (CHI) 242º – Thomas Schoorel (HOL) 254º – Guilherme Clezar (BRA) 269º – Philip Bester (CAN) 301º – Hans Podlipnik Castillo (CHI) 311º – Ricardo Hocevar (BRA) 321º – André Ghem (BRA) |
351º – Fabiano de Paula (BRA) 381º – Andrea Arnaboldi (ITA) 394º – Marcel Felder (URU) 399º – Bruno Sant’Anna (BRA) 416º – Thiago Monteiro (BRA) 425º – Thales Turini (BRA) 430º – Julien Dubail (BEL) 440º – Ivo Klec (ESL) |
Fonte: Instituto Sports