No final da tarde e início da noite desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, os 21 vereadores eleitos para o mandato de 2025-2028, tomaram posse no cargo, seguidos pelo prefeito Antônio Carlos Cunha Sá e vice João Tatagiba, com a participação de mais de 500 pessoas presentes em três espaços do Poder Legislativo, além da transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal.
Após a posse, foi eleita a nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, que ficou assim definida: Ilker Moraes como presidente; Pedro Correa como primeiro vice-presidente e Marcelo Alves como 2º vice-presidente; Vanda Américo como primeira secretária; Maiana Stringari como 2ª secretária; e Cristina Mutran como terceira secretária.
O atual presidente, Ilker Moraes, fez um discurso pregando união entre o Legislativo e o Executivo. “Quero deixar claro que a Câmara de Vereadores será um poder independente nos próximos dois anos. Vamos trabalhar para que as leis sejam cumpridas e que todos os recursos deste município sejam investidos em favor de nossa população”, citou.
Todavia, Moraes ponderou que a independência não vai significar “isolamento”, mas sempre abertos ao diálogo. “Abriremos as portas deste Parlamento para todos aqueles que desejam o melhor para nossa cidade”, disse ele.
A faixa de prefeito foi repassada pelo ex Tião Miranda ao atual Toni Cunha, de forma democrática. Em sua fala, o prefeito Toni Cunha reconheceu a independência do Parlamento e disse que deseja que o trabalho dos vereadores seja fortalecido nos próximos anos de forma harmônica com o Executivo, buscando o melhor para a população de Marabá.
O futuro prefeito garantiu que vai trabalhar para melhorar a saúde e transporte público de Marabá, embora saiba que essa missão seja muito espinhosa. “Precisamos resolver, amenizar ou melhorar o problema da ausência de ônibus coletivo da cidade de Marabá. Não quero ser lembrado por prefeito de grandes obras, se antes não conseguirmos resolver o drama da tragédia da saúde pública nessa cidade”, disse o novo gestor.
O vice-prefeito João Tatabiga agradeceu a todos que contribuíram para que ele estivesse na posição atual e apontou que a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) foi preponderante para que mostrasse tudo que pensa sobre o município. “Foi naquela Casa que aprendi a conhecer e a amar Marabá mais e mais. Entrei numa campanha improvável ao lado do Toni Cunha. Fomos para a rua e em momento algum me questionei por que estou aqui. Eu tinha certeza que quando Deus e o povo estão do nosso lado, não há dinheiro que vença”.
Para ele, é preciso gerar emprego para que Marabá cresça ainda mais, tirando milhares de pessoas da situação de pobreza extrema. “A campanha acabou. Não tenho dúvidas de que essas 23 pessoas que o povo escolheu não colocarão em primeiro lugar o emprego, a saúde e transporte em detrimento de convicções políticas. Somos meros empregados do povo e estamos aqui para trabalhar em seu favor”, disse Tatagiba.
Os novos vereadores usaram a tribuna da Câmara para agradecimento e garantir que atuarão para que Marabá seja ainda melhor para seus moradores.
Nesta quinta-feira, dia 2, às 10 horas, o novo prefeito vai anunciar os secretários que faltam em seu governo e dá posse para todos eles.