Torneio de Pesca Esportiva de Piçarra terá início nesta quinta-feira, 25, com a presença do Ministro Helder Barbalho

Continua depois da publicidade

Às vésperas do Torpep, 60 equipes já confirmaram participação. Torneio terá a presença do ministro da Pesca Helder Barbalho

O tradicional Torneio de Pesca Esportiva de Piçarra, sudeste do Pará, às margens do rio Araguaia, já inicia nesta próxima quinta-feira, 25, se estendendo até o sábado, dia 27. Até o fechamento desta matéria exatamente 60 equipes haviam confirmado participação, sendo 38 inscritas nas duas modalidades disponíveis: pesca do jaú e pesca do tucunaré.

Outdoor_Torpep2

Segundo a organização do XVIII Torpep, apesar de ser extremamente cansativo, a maioria das equipes, cada uma formada por três membros, prefere pescar nas duas modalidades porque são apaixonados pela pesca esportiva profissional e amadora, vale destacar que no torneio não é permitido levar os peixes capturados, devendo praticar a soltura dos peixes, sob pena de desclassificação. A pesca do tucunaré ocorre pelo período da manhã, das 7:00h às 17:00h; já a pesca do jaú acontece durante o período da noite, iniciando as 18:00h e terminando as 5:00h. Quatro barcos de alumínio, quatro motores de 15HP e mais duas motos zero quilômetros estão entre as premiações.

O prefeito de Piçarra Wagner Machado explicou que o Torpep é parte integrante de um projeto maior denominado “Araguaia, Nosso Rio, Nossa Vida”, que, em parceria com o município de Canaã dos Carajás, tem como objetivo bem cuidar do rio Araguaia e sua biodiversidade, incluindo peixes e quelônios, assim como preservar as praias do município, e também promovendo educação ambiental nas escolas. Segundo o prefeito de Canaã dos Carajás Jeová Andrade, este ano o repasse ao município de Piçarra foi de R$200 mil, recurso utilizado para realização de diversas ações do projeto.

Prefeito Wagne - Piçarra, prefeito Jeová - Canaã

A grande novidade este ano é a visita ilustre do ministro da Pesca Helder Barbalho, fato nunca ocorrido antes na abertura do XVIII Torpep, quinta-feira, 25. O ministro deverá fazer pronunciamentos de novos benefícios vindos do governo federal para o município de Piçarra.

Além da pesca, outros itens bastante apreciados são as atividades culturais do Torpep, como o Exército Repet, projeto que trabalha com materiais recicláveis, quadrilha junina, escolha da Garota Torpep, e também a exposição de peças de barro.

O Torpep anualmente é realizado na Vila Itaipavas, a 45 km do centro da cidade de Piçarra, onde está localizada a Pousada do Jaú.

Deixe seu comentário

Posts relacionados