Sete funcionários de uma empresa que está construindo um linhão para levar energia elétrica da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHBM) para o estado do Amapá morreram após a queda de uma torre, que estava sendo erguida. O incidente ocorreu na localidade de Bom Jardim, entre Anapu e Pacajá, no sudoeste do estado.
O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), quando os funcionários encerravam os trabalhos e até comemoravam o fim de mais um dia de trabalho. Um vídeo divulgado pelas redes sociais mostra o momento exato em que uma peça se solta e causa a queda da torre com os funcionários.
Ao todo, sete trabalhadores morreram, sendo cinco no local, um a caminho do Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, e outro no Hospital Municipal de Pacajá. Outras 13 pessoas ficaram feridas e receberam os primeiros atendimentos no Hospital Municipal de Pacajá.
A assessoria da Norte Energia, responsável por Belo Monte, informou que a empresa que está fazendo a obra não é terceirizada da concessionária. Segundo testemunhas, a torre ainda não estava finalizada e nem energizada no momento do acidente.
Ao menos 26 pessoas estavam na estrutura no momento da queda. As vítimas fatais do acidente são Luís Carlos Pereira (MA); Oziel da Silva Passos, de 27 anos (SE); Expedito Bezerra dos Santos Filho (SE), de 23 anos Filho ; Romário Santos (MA); Fagne Martins da Silva (MA); José Neponuceno Guimarães (PI), que morreu no Hospital Municipal de Pacajá; e Alex da Natividade Rodrigues, que morreu a caminho do Hospital Regional da Transamazônica.
Ainda na sexta-feira, através do Twitter, o governador Helder Barbalho (MDB) lamentou o acidente e disse que o governo “estava dando toda assistência ao município de Pacajá, que fica próximo ao local do acidente”, acionando o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. As vítimas, segundo o governador, estavam sendo encaminhadas para o Hospital Regional da Transamazônica, que tem mais recursos.
Tina DeBord