O trabalhador Lenildo Silva, 25 anos, morreu na tarde de ontem (16), numa área de garimpo do município de Itaituba, vítima de acidente de trabalho. Ele manuseava uma lixadeira elétrica de bancada quando o disco se desprendeu do equipamento e acertou-lhe a região do pescoço. O rapaz agonizou por alguns minutos e morreu sentado em uma cadeira. Amigos ainda tentaram estancar o sangue, mas sem sucesso. O jovem trabalhava no garimpo Cuiú-cuiú. As circunstâncias da morte do trabalhador estão sendo investigadas pela Delegacia de Polícia Civil de Itaituba.
De acordo com as informações colhidas até o momento, o rapaz estava trabalhando em uma oficina quando sofreu o acidente. Em imagens divulgadas nas redes sociais é possível observar que ele teve forte sangramento no pescoço, possivelmente na veia jugular.
Após ser atingido, o rapaz sentou numa cadeira de plástico. Em seguida levantou e foi socorrido por dois homens, um deles policial militar, que enrolaram uma atadura improvisada em torno do pescoço de Lenildo, mas, apesar do esforço, não tiveram sucesso e o rapaz continuou se esvaindo em sangue até morrer minutos depois. O corpo ele foi conduzido para Itaituba, onde foi encaminhado para o IML, para depois ser liberado para a família realizar velório e sepultamento.
27 comentários em “Trabalhador morre em Itaituba atingido por disco de lixadeira”
Verdade pessoal,mas esse tipo de serviço tem que ter treinamento e condições adequadas dos episódios,e segurança do equipamento…
Williams! TST
A culpa e do povo mesmo !
Cade os orgao fiscalizado!
Cade as autoridade a se pronuncia sobre o fator ocorrido!
Infelizmente e Brazil!!!!
Trabalhei durante anos nesse ramo de solda e serralheria, ja vi amigos meus se machucaram tanto na polícia de bancada quanto na lixadeira de mão, certa vez um pedaço do disco de corte se rompeu vindo parar no meu peito o impacto foi tão forte que parei oque estava fazendo e só voltei a trabalhar no dia seguinte, mais desta vez com todos os EPIS possíveis, mangote de couro, luva de couro ,capacete, óculos e capacete acrílico para o rosto que vai até a altura do peito e avental de couro, desde então incentivei todos do eu trabalho a fazer o mesmo, com certeza este rapaz não estava usando nenhum EPI, pois teria como evitar se estivesse usando, só resta saber se os patrões lhe davam os equipamentos.
Pelo video ele pulou, se levantou da cadeira duas vezes ficou em posição inadequada, pode ter contribuído mais pra sangrar, ao invés de ficar imóvel e pressionando o pescoço
Mds
Como gerente de Construção &a Montagem sempre me preocupei com as lixadeiras que tem rotação alta, condições para evitar acidentes:
Usar chave própria para troca de disco
Usar discos de qualidades comprovada
Nunca remover o protetor do disco
Luva de cano alto e fastshilder (protetor facial)
Treinar os colaboradores e identificar no crachá como apto para utilizar lixadeira
Tem patrão quê ver o equipamento em mal condição de usos e tem dó de comprar talvez só uma peça é deixaria o equipamentos seguro.
O certo seria contratar um profissional em segurança do trabalho par prevenire ou eleminas os riscos de acidentes.
Treinando os profissionais e com isso preservar o bem maior que é o trabalhador.
É muito triste saber que todos os dias morrem pessoas por falta de capacitação. Pela idade é possível que tinha filhos pequenos.
Engraçado ler todos estes comentários,todos tem uma opinião um palpite.
Não é fácil entender os desígnios de Deus,foi uma fatalidade enorme,um acidente de proporção devastadora,pois uma vida se foi neste momento.
Mas deixo aqui meus sentimentos aos familiares,é só DEUS pra curar está dor que vcs estão sentindo no momento…
Não é fácil entender mas aceitar a vontade de Deus neste momento é encontrar nele o refrigério .
A cultura brasileira infelizmente é essa. É trabalhar de qualquer jeito. Ele cometeu suicídio ao pensar assim.
Quando o disco estoura e atingi o próprio trabalhador, geralmente está sem a capa de proteção da lixadeira;
Quando se usa um disco com rotação acima da capacidade da lixadeira, geralmente estoura.
Ex: disco de policorte em lixadeira.
Certos tipos de acidentes é impossivel de se aplicar os primeiros socorros como talvez o caso dele que teve uma artéria principal rompida. O importante é prevenir contra tais acidentes.
A lixadeira que usava estava com o protetor? …ele usava os EPIs para este tipo de atividade?…..
Tinha treinamento especifico para esta aticidade?….conhecia os riscos desta atividade?…..
Certos acidentes devem ser previnidos, pois mesmo que se preste os primeiros socorros não tem como impedir o desfeche triste e fatal.
Deveriam responsabilizar a estabelecimento já que o mesmo pela foto estava trabalhando sem EPI’S.
Realmente muito difícil conter esse tipo de sangramento mas temos que tentar sim fazer uma pressão bem forte no local e correr pra um pronto socorro, não adianta esperar no local tem que ser socorrido as pressas com compressão na artéria.
Paulet,sou sargento do corpo de bombeiros,e infelizmente,não ha o que fazer neste caso,uma vez que o corpo humano tem 4,5 lts de “sangue” e com o movimento do musculo cardiaco, grande parte desses 4,5 lts de sangue são expulsos para fora do corpo atraves desse corte,na arteria carotida,alem de ter atingido a traqueia do rapaz,o que o impedia de ate mesmo respirar
Acredito que somente óculos de segurança não seja o suficiente.
Deveria ser como norma,, mascara do tipo para máquina de solda para diminuir a gravidade do acidente!
Faltou treinamento primeiro socorro para os funcionarios…e Epis adquados
Deveriam treinar os funcionarios para sovorrer possiveis acidentea tb. Eu nao saberia socorrer uma pessoa assim. Creio q a maioria tb não.
Golpe na veia jugular ñ tem salvamento, infelizmente. O sangramento é muito rápido.
Acredito que esse tipo de corte seria difícil alguém conseguir socorrer. O treinamento deveria ser que o trabalhador verificasse o disco antes de utilizar (geralmente vão se formando trincas), verificar material a ser cortado (se é compatível com o disco), jamais fazer gambiarra e utilizar os equipamentos de proteção individual. Mas o ideal mesmo seria a manutenção preventiva, pq mesmo se ele estivesse com os epis (protetor facial, avental de raspa, etc) não teria amenizado o acidente. Lamentável!
Concordo que as pessoas devem ser treinadas para prestar socorro
Nesse caso pode ter ocorrido hemorragia arterial, ainda mais na região do pescoço, se tiver chance de recuperar, é muito baixa
Não A nada que possa ser feito nessa situação, mesmo dentro do hospital ainda as chances são remotas .
Quando o sangue escorre, foi veia dá para estancar. Fazer pressão com uma gaze ou pano limpo.
Quando o sangue espirra ou jorra, foi artéria. Não tem o que fazer.
Nem se fosse uma pessoa treinada, fizeram o que deu, “enrolaram uma atadura improvisada” é o mais indicado a se fazer nesta hora, fora isso, é levar as pressas para o Hospital !
Não sei se tava usando ou não, mais EPI faz muita e muito importante para atividades com lixadeira avental máscara protetora facial
que protege até no peito , falo isso porque trabalho todos os dias com lixadeira , e EPI de proteção e tudo.