Uma guarnição da Polícia Militar prendeu, por volta das 21h30 de ontem, quinta-feira (27), em flagrante, Jonas Nabate Mendonça. A captura se deu na Rua N do Bairro Jardim União, quando a equipe fazia rondas naquela área, durante a Operação Heimdall. Ele portava e guardava em casa 5,72 quilos de maconha e 2,57 quilos de crack, sob as formas de barras, papelotes e trouxinhas. Com o acusado também foram encontradas duas balanças de precisão e duas facas.
Foi o próprio Jonas Mendonça que levantou as suspeitas dos policiais sobre si, quando a patrulha pesava pela Rua N. Ao avistar o veículo policial, ele tentou se desfazer de uma sacola que carregava. Correu, caiu duas vezes e acabou preso.
Interrogado, disse que estava aguardando um motorista de transporte por aplicativo que iria apanhar a encomenda. Em princípio afirmou chamar-se Rafael Jonas, apelidado de Paizinho, mas, interrogado com rigor, acabou confessando ser o dono da droga e informando seu endereço, onde os policiais encontraram todo o entorpecente apreendido e outros objetos.
De acordo com os PMs, Jonas tentou suborna-los, oferecendo R$ 30 mil em troca da liberdade, o que foi imediatamente rechaçado, com o acusado e tudo o que foi encontrado com ele conduzidos à 20 Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas.
Heimdall, que dá nome à operação, é um deus da mitologia nórdica, filho de Odin, que tudo vê e tudo ouve.
(Caetano Silva)