Um grave acidente envolvendo um ônibus com alunos e servidores do IFPA ocorreu neste domingo, 26, em Tucuruí, no sudeste do Pará. O veículo, que transportava estudantes de Castanhal e Vigia, saiu da estrada e colidiu com o muro da Barragem de Tucuruí. Ainda não se sabe o motivo do acidente. Veículos de Imprensa de todo o Pará repercutiram o acidente e relataram várias vítimas que foram levadas para hospitais da região.
O Instituto Federal do Pará (IFPA) confirmou ainda na noite de domingo a morte de quatro pessoas que estavam no ônibus da instituição. Eles iriam participar da Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024. Durante o trajeto, o ônibus desceu uma ribanceira e colidiu com o muro do túnel das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
Segundo informações fornecidas pelo IFPA em nota oficial, entre as vítimas estão um estudante, duas servidoras e o motorista do ônibus. As causas e circunstâncias do acidente ainda estão sob investigação pelas autoridades policiais. As vítimas foram identificadas como a professora Amanda Cristiane da Silva Costa, de Vigia; o motorista Edinaldo Meireles, de Castanhal; a servidora Suany Couto Teixeira Nunes, de Castanhal; e um aluno, de aproximadamente 16 anos, identificado como Paulo Vinícius da Silva Borges, de Vigia.
“Um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA), com servidores e alunos dos campi Castanhal e Vigia, sofreu um acidente com quatro vítimas fatais, um estudante, duas servidoras e o motorista. O veículo estava conduzindo os estudantes e servidores para Tucuruí, para participação na Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, quando desceu a ribanceira e colidiu com o muro do túnel das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A causa do acidente ainda não foi confirmada”, informou o IFPA por meio de nota. O IFPA também destacou que está prestando todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares. “O IFPA se solidariza com as vítimas e está dando todo o suporte necessário, juntamente com a Polícia Militar, a Polícia Civil, Sistema de Saúde e os bombeiros. As vítimas estão sendo encaminhadas para atendimento médico e recebendo a devida assistência. O IFPA está verificando a situação e contatando os pais dos alunos que estavam no ônibus, para informá-los sobre o ocorrido e os encaminhamentos”, diz o comunicado.
O governador do Pará, Helder Barbalho, usou as redes sociais para lamentar a morte de quatro pessoas que estavam no ônibus do IFPA. No X (antigo Twitter), Helder disse: “Presto toda a minha solidariedade aos familiares e amigos das quatro vidas que foram perdidas no grave acidente com um ônibus em Tucuruí, e reitero meu desejo de pronta recuperação aos feridos, que recebem atendimento no Hospital Regional de Tucuruí e também na estrutura municipal de saúde da região. Seguirei acompanhando o caso e as investigações sobre as circunstâncias do acidente”.