No último final de semana, milhares de estudantes em Parauapebas colocaram seus sonhos na ponta da caneta. É que sábado e domingo foram aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tudo ocorreu dentro da normalidade, segundo a coordenadora municipal do Enem, Francisca Lira.
“Graças a Deus, correu tudo bem”, disse a coordenadora. Segundo Francisca, o maior contratempo foi uma denúncia de tentativa de fraude com ponto eletrônico, mas o caso logo foi contornado. “Recebemos a denúncia e a polícia foi até as escolas supostamente com os fraudadores, mas como já havia sido divulgada a presença de policiais federais, eles não compareceram. Aí tudo foi tranquilo”, explicou.
Douglas Mendes, de 22 anos, fez cursinho e estudou em casa para se preparar. Ele quer cursar Tecnologia da Informação ou Ciência da Computação, mas sabe da dificuldade de conseguir a vaga. “As questões estavam em um nível muito alto. A prova foi muito cansativa com 90 questões e cada uma com textos enormes [na prova do sábado]”, disse o candidato.
A prova foi realizada em 22 escolas de Parauapebas e nenhum candidato foi eliminado por fraude. Já em âmbito nacional, 743 estudantes foram eliminados, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Quase seis milhões de candidatos fizeram o exame em 2015. O índice de abstenção da prova foi o menor desde 2009: 25,5%.
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio 2015 vai ser divulgado até quarta-feira (28).