Tá no site da PMP:
O Governo Cidadão apresenta o novo PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, em atendimento à Lei Complementar 131/2009 de 27 de maio de 2009.
Por este canal o cidadão poderá acompanhar a aplicação dos recursos públicos municipais, compreendendo a arrecadação de recursos, a execução das despesas e etc.
O Portal da Transparência tem como objetivo possibilitar que o cidadão se torne um fiscal das ações públicas, aumentando a transparência da gestão.
Com isso, o objetivo do Portal é propiciar ao cidadão, por meio de um único canal, o acesso didático e célere às principais informações do Governo Municipal.
Nota do Blogger:
Esta Lei foi criada a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Entendo que o termo “em tempo real” não vem sendo aplicado pelo portal da transparência disponibilizado no site da PMP ( http://www.parauapebas.pa.gov.br/pt/ptmenu.php ).
Até o presente momento não há valor algum, tanto em receita, como em despesas, lançado no mês de junho, e, as despesas apresentadas se referem somente ao mês de abril, notadamente em desconformidade com o que reza a LEI 131/2009, já que, acredito, a PMP deve ter tido alguma despesa paga nos meses de maio e junho.
Acredito também que o termo “pormenorizadas” , citado na Lei, não vem sendo aplicado de forma satisfatória. A Lei foi criada para que o cidadão comum tenha conhecimento da aplicação dos recursos e isso não está sendo, até o momento, cumprido pelo portal criado exclusivamente para esse fim. Mas, a paciente população de Parauapebas, aguardará a adequação necessária. Certamente que sim! Já o Ministério Público …
[ad code=3 align=center]
1 comentário em “Transparência meia boca”
por favor Zé …Se puder publique
…Algum dia, algum outro maluco contou qtos veiculos passam de Sossego a Parauapebas? Outro dia, vindo de Parauapebas à Canaã por volta de 17:30 resolvi contar. Gastei uma hora de viagem… mas registrei o total de 118 carros q iam de Canaã sentido Parauapebas, isso mesmo durante uma hora de viagem! e deste total foram 11 ônibus. Imagine os de troca de turno…
Alguem sabe qtos empregados no proj. sossego, são de Canaã e quantos são ou moram em Parauapebas?
Um exemplo indeplorável às barbaries… qtos empregados da empresa RIP q presta serviços no Projeto Sossego residem em Canaã? algum cidadão Canaense sabe?
Pois bem, fontes seguras, apontam que a empresa RIP contratou cerca de 300 novos funcionarios de Parauapebas para trabalhar no proj. sossego q fica dentro do município de Canaã. Quer a prova? alguém vá exatamente às 8hs da manhã deste Domingo… no SENAI de Canaã, e verá cerca de 6 onibus deixando esses funcionarios q estarão vindo do Peba (nada contra o Pebinha) para fazerem introdutório para trabalhar no Projeto Sossego.
Espero q alguém com alguma força política ou mesmo a impresa possa ver e divulgar.
NÃO DÊ O PEIXE, ENSINE A PESCAR, E SE HÁ OPORTUNIDADE, SEJA JUSTO E OFEREÇA AO CANAAENSES.