Começou nesta segunda-feira (12) e termina nesta terça (13), em Marabá, o Treinamento dos Técnicos de Satélites (TSATS), que são responsáveis por realizar o procedimento de transmissão de resultados no dia da eleição. Ao todo, 41 técnicos contratados que vão atuar em 12 municípios do sul e sudeste do Pará passam pelo treinamento. Ao todo, no Estado do Pará, 443 TSATS vão atuar na eleição, em três polos: Zona Metropolitana, Sul/Sudeste e Baixo Amazonas. O treinamento é feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Alessandro Cruz, os TSATS atuarão após o término de todo o processo de votação, quando o presidente da mesa receptora de votos faz o procedimento daquela respectiva urna eletrônica. “E nesse processo de encerramento é gravado uma via digital do resultado daquela urna. Esse resultado é transmitido de um ponto de transmissão pelo TSAT”, explica.
Ainda segundo ele, este ano serão utilizados mais de mil pontos de transmissão. “Desse quantitativo mais de 450 serão pontos que utilizarão tecnologia de comunicação satelital. E para esse fim são contratados técnicos específicos que atuarão na transmissão desses dados utilizando equipamento Bigan, que faz essa comunicação satelital, fazendo a transmissão desses resultados, mesmo daquela escola, daquele local mais distante, mesmo que não possua energia elétrica, porque o equipamento funciona com bateria e o técnico também estará de posse de um notebook que funciona por meio de bateria”, ressalta.
Nessas eleições, o Pará será o estado que mais vai utilizar esse equipamento, sendo o treinamento, portanto, indispensável.
Além de Marabá, os técnicos que estão sendo treinados agora vão atuar também em Rondon do Pará, Itupiranga, São João do Araguaia, Rio Maria, São Geraldo, Tucuruí, Tucumã, Novo Repartimento, Breu Branco e Parauapebas.