Os reflexos da crise mundial já podem ser sentidos no Pará. É o que mostra o mais recente balanço sobre emprego formal no Estado, divulgado nesta terça-feira (16), pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).
O estudo aponta que nos primeiros dez meses de 2008 (janeiro a outubro), com base em dados oficiais do Ministério do Trabalho, o saldo positivo foi 4,29%. No período foram feitas 236.455 admissões contra 214.455 desligamentos, gerando 22 mil postos de trabalho. Mas o número é menor do que o registrado no mesmo período de 2007, quando foram gerados 28.136 empregos. O crescimento foi de 5,86%.
Em Parauapebas os funcionários que não prestaram concurso público e prestam serviços à PMP, já receberam aviso que os contratos se encerram no próximo dia 27. O ofício da PMP é para funcionários de quase todos os setores do governo e os que prestam serviços em outros órgãos, cedidos. A Prefeitura de Parauapebas conta hoje com aproximadamente três mil contratados e uma folha de pagamento na ordem de treze milhões de reais mês.