Foi uma manhã inteira de diversão. Um grupo de acadêmicos de uma universidade a distância promoveu nesta quarta-feira (22), o primeiro Trote Solidário no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Canaã dos Carajás. O objetivo era aproximar a universidade do universo dos usuários terapêuticos da instituição além de desenvolver várias atividades. “O Trote Solidário é o universo acadêmico vindo para dentro do equipamento de saúde da nossa cidade, para que tantos os usuários como nós, servidores, possamos conhecer também o trabalho deles”, destacou Andréa Anchieta, coordenadora do CAPS.
Na ocasião, por meio de parceria com voluntários, foram oferecidos diversos serviços aos usuários, como: cortes de cabelo, cuidados com as unhas, maquiagem, orientações curriculares além da distribuição de brindes. “O nosso intuito é fazer um link entre a universidade e a comunidade. A nossa proposta é acolher a esses usuários, queremos conhecer esse grupo que é atendido pelo serviço público e mostrar que tem como quebrar as barreiras das dificuldades, basta querer”, destacou Alzinete Souza, supervisora acadêmica e assistente social.
Uma acadêmica de Educação Física colocou até os mais tímidos para se exercitar, teve até uma breve aula de zumba onde ninguém ficou parado ao som de hits do momento.
O Centro de Atenção Psicossocial, nas suas diferentes modalidades, é um ponto de atenção estratégico que oferece serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipes multiprofissionais. “Essa modalidade de CAPS é uma substituta do modelo manicomial no País. Essa reforma institui que as pessoas que sofrem de algum transtorno mental não necessitam mais ficar isoladas do mundo, como nos manicômios”, concluiu Andréa.