Trote virtual: hacker “mata” prefeito gaúcho em site

Continua depois da publicidade

Página oficial da prefeitura de Carlos Barbosa (RS) foi invadida e informações de falsa morte, publicadas

Às 8h40min de domingo, a família do prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva (PDT), foi surpreendida por um telefonema intrigante. Do outro lado da linha, um amigo perguntava se era verdadeira a informação de que ele tinha sido assassinado.

A confusão foi iniciada a partir de um texto falso publicado por um hacker no site oficial da prefeitura do município. A notícia informava que, ao reagir a um assalto, o prefeito tinha sido morto a tiro. Quando a primeira-dama Margarida Rogéria atendeu ao telefone, Silva estava em casa, no bairro Triângulo, mas a mentira já tinha se espalhado pelo município de 25 mil habitantes.

– As pessoas acreditaram porque estava no site da prefeitura, tinha fotos minhas. Até amigos íntimos passaram a acreditar – declarou o prefeito, ainda chateado com o episódio.

Silva correu para o computador, mas a notícia já havia sido excluída do site por técnicos da área de informática do Executivo. Quem invadiu a página também se deu ao trabalho de agendar para mais tarde um outro texto sobre as circunstâncias da “morte”. Ele se diz intrigado com detalhes da notícia:

– Essas pessoas conhecem detalhes da minha casa, que tem um porão. Imagino que sejam da cidade.
De posse de uma cópia do falso texto, o chefe do Executivo deve registrar ocorrência na delegacia de polícia amanhã cedo e, se for preciso, pretende agendar uma audiência com o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior. Outra medida será instalar uma comissão de sindicância para investigar a “fragilidade” do site.

– Se eu simplesmente esquecer, daqui a alguns dias estão fazendo com outro prefeito. A polícia precisa coibir para que isso não ocorra mais – diz ele

Fonte: Zero Hora

Deixe seu comentário

Posts relacionados