Por Wesley Costa – de Tucumã
As péssimas condições de trafegabilidade do trecho que liga o município de Tucumã as vilas Lindoeste e Sudoeste, em São Félix do Xingu, sudeste do estado, fez com que vice-prefeito de Tucumã, Dr. Wanderley Vieira, tomasse a inciativa de solicitar, junto ao Governo do Pará, a imediata estadualização da estrada. O pedido foi feito por meio de documento e também pessoalmente ao vice-governador do estado, Zequinha Marinho, na semana passada.
O estado precário da via tem prejudicado a vida de mais 50 mil pessoas, entre agricultores, produtores rurais e assentados, que habitam entorno da área e precisam transitar pelo local diariamente para manter seus sustentos.
De acordo com Vieira, a estrada que corta Tucumã até São Félix do Xingu, por meio da vicinal ‘laranjeiras’, apesar de passar por cerca de 7 vilas além de assentamentos do Incra, e concentrar uma parcela significativa habitantes, sobretudo produtores rurais, tem sido esquecida ao longo dos anos pelo poder público.
“A recuperação dessa estrada tem sido feita praticamente pelos moradores que fazem arrecadação para poder pavimentar a via como podem, sobretudo quando chega o período chuvoso, onde o local fica praticamente intrafegável e cheio de atoleiros, dificultando a vida das pessoas que chegam a passar quase três dias na estrada”, relata Vieira.
Segundo ele, quem perde com toda essa situação é o Pará, pois a região é altamente produtora e gera receita ao estado, mas acaba sendo prejudica pela falta de investimentos. “Por isso estamos trabalhando junto ao governo estadual e a Assembleia Legislativa para ver se alguém olha para nossa causa. Nossa intenção é estadualizar a estrada, para que ela possa passar a ser de total responsabilidade do estado e, assim, receber investimentos o quanto antes”.
“Já tivemos o aceno positivo do vice-governador, Zequinha Marinho, e de alguns deputados, mas o projeto ainda tem de passar pela Assembleia Legislativa e ser aprovado pelos parlamentares”, reforçou Vieira.
Na próxima semana, Vieira terá uma audiência com o governador Simão Jatene, onde reforçará o pedido de estadualização do trecho entre Tucumã e São Félix do Xingu.