Em Tucumã, policiais civis do Distrito de Taboca, de São Félix do Xingu, em conjunto com confrades da Delegacia de Polícia local, deflagraram a primeira fase da Operação Salus na sexta-feira (1º), cujo nome reflete o objetivo de proteger e garantir a segurança das vítimas de estupro de vulnerável, especialmente crianças e adolescentes. Como resultado, por volta das 18h, as equipes cumpriram um o Mandado de Prisão Temporária, expedido pela Vara Criminal de São Félix do Xingu, e prenderam Weldes de Jesus Apolinário, mais conhecido como Diego.
Acusado de estupro de vulnerável, ele foi preso em casa, Chácara Nova Jerusalém, situada na Vicinal V-8, após investigação que iniciou no Distrito de Taboca e contou com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP/PCPA) e do Núcleo de Inteligência da Polícia Judiciária Civil, com o intuito de localizá-lo.
As equipes se deslocaram até o endereço do investigado, onde foi realizada uma busca domiciliar, culminando na apreensão de uma pistola calibre 9mm, uma espingarda calibre 12 e uma espingarda calibre 36.
Weldes de Jesus foi motorista, de 2013 a 2020, do então prefeito Adelar Pelegrini. Ele foi conduzido e apresentado na Delegacia de Tucumã para os procedimentos cabíveis. Contra o acusado tramita também na Justiça Estadual um processo por esbulho possessório e agora vai responder também por posse ilegal de armas de fogo.
(Com informações do repórter Jucelino Show, de Tucumã)