O deputado Gualberto Neto (DEM) denunciou na tribuna da Assembléia Legislativa do Pará, que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) não esta fazendo a limpeza do leito do canal das eclusas de Tucuruí que esta sendo construído no município. Gualberto também denunciou o possível fechamento da ala psiquiátrica do hospital regional.
O parlamentar ocupou a tribuna para cobrar da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que seja incluído como condicionante para concessão da licença ambiental a limpeza de toda a extensão do canal. Gualberto Neto disse que o DNIT só esta fazendo a limpeza de 140 metros do leito do rio Tocantins e o restante uma área de 5,5 km esta ficando com entulhos da obra das eclusas causando grandes prejuízos para os moradores próximos ao empreendimento. Isto estaria, segundo o deputado, praticamente inviabilizando a praia da Matinha, local de lazer dos moradores da área que esta sendo construído pela prefeitura municipal. Neto, por meio de uma moção apresentada na ALEPA, pede providência para o Governo Estado, Secretária Estadual de Meio Ambiente e Ministério Público do Estado.
O parlamentar também denunciou que a ala psiquiátrica do hospital regional que atende os municípios do entorno do lago da hidrelétrica esta quase fechada. Segundo Gualberto, existem quatro leitos no HRT e a direção quer fechar o local. O parlamentar disse que vai cobrar da Secretaria Estadual de Saúde Publica uma posição a respeito do assunto já que o hospital recebe verba do SUS para manter o espaço.
Fonte: Assembleia Legislativa do Pará
[ad code=1 align=center]