Índios da etnia assurini ocupam, desde a tarde de terça-feira (13), o prédio da Celpa, concessionária de energia elétrica, em Tucuruí. Eles protestam contra constantes quedas de energia na aldeia. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, alguns dos desligamentos ocorrem devido às melhorias que estão sendo implantadas no sistema elétrico do município.
“Não temos previsão para saída porque ninguém veio negociar ainda. Estamos reivindicando porque há muita queda de energia na aldeia. Já tivemos 25 equipamentos queimados”, diz Oliveira Assurini, uma das lideranças indígenas no local.
Em nota, a Celpa afirma que as ações do movimento estão comprometendo a continuidade do plano de melhorias do sistema elétrico. A empresa informa ainda que possui liminar de reintegração de posse para a desocupação do escritório.
A empresa afirma também que há uma reunião agendada para 21 de julho, entre a Diretoria da Celpa, o líder da aldeia e um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) para tratar tanto do atendimento urbano quanto do rural. Enquanto isso, a empresa está tomando as medidas legais para cumprimento da liminar, que determina a desocupação do prédio.
Fonte: G1
[ad code=1 align=center]
2 comentários em “Tucuruí: índios protestam contra quedas de energia em aldeia”
Eu lamento este tipo de comentarios de um “exelente cão de guarda do capital internacional,” da proxima vez assina seus comentarios!!!!!!!!!!!
Vejo que sua cidadania foi afetade se é que algum dia teve!!!!
´Vai estudar um pouco da história da humanidade!!!!!
Bando de vadios esses indios.. Viveram nao sei quantos mil anos sem energia, sem carro, sem celular, sem tv, etc. etc etc e agora pensam que sao os donos do brasil porque tem uma funai por trás..
indios no brasil fazem o que querem que os poderes governamentais nao tao nem ai!!
Aqui em parauapebas nao há de ser diferente.. quantas vezes esses indios de carajás ja paralisaram a mina? quantas vezes nao reivindicaram aumento dos recursos que a vale os repassa..
Enfim, é um absurdo pra mim esse bando de indio FDP que pensam que podem fazer o que querem por onde andam..
Vejam o caso do projeto da usina de belo monte.. Se la nao tivesse indio com certeza ja teriam iniciado com as obras, mas por causa de meia duzia de “índios” mercenários o projeto nao sai, atrazando com o crescimento do país e desenvolvimento daquela regiao tao sofrida do nosso estado..
Fico mesmo, REVOLTADO com essa corja!!!!