Tucuruí: Defesa Civil divulga plano de ação para atingidos em caso de cheia

Continua depois da publicidade

As ações para a evacuação aos atingidos pela enchente do rio Tocantins em Tucuruí foram iniciadas nesta quinta-feira (22) pela Defesa Civil do município. As equipes do órgão estão monitorando o nível do rio e visitando as áreas de maior risco de cheia. A intenção é mapear as áreas de risco e definir as necessidades das famílias que podem ser impactadas em breve.

Com a previsão de que o nível do rio ultrapasse a cota de segurança que é de 10 metros na noite desta quinta-feira, a Defesa Civil já iniciou os trabalhos de limpeza da área onde serão construídos os abrigos provisórios. Até as 20h, a previsão é que o Tocantins atinja 10,09 metros e bairros como Matinha e Beira Rio comecem a ser impactados.

20180220_164423

Uma reunião emergencial aconteceu ontem (21) para tratar das ações direcionadas ao atendimento de cerca de 500 famílias que anualmente são atingidas pela elevação das águas do Rio Tocantins.

Nédia Amorim, coordenadora da Defesa Civil lembrou que já foi emitido o alerta das possíveis enchentes desde o último sábado (17). “O município está se preparando para a inevitável cheia que deve ocorrer este ano. Nos próximos dias, todas as ações para resguardar pessoas e seus pertences serão realizadas pela prefeitura por meio de uma equipe de acompanhamento. Ninguém ficará sem atendimento”, disse a coordenadora.

Estrutura dos abrigos no Parque de exposições, o transporte para a remoção das famílias atingidas, apoio aos desabrigados e a segurança no local em que permanecerão abrigadas as famílias são algumas das ações emergenciais a serem tomadas nos próximos dias.