A equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) se reuniu, na tarde desta terça-feira (26), com os alunos dos cursos de História e Geografia da chamada 2019 do “Forma Pará” em Tucuruí, no sudeste do Pará. O objetivo do encontro, realizado no campus local da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi avaliar o desempenho do programa no município e também celebrar conquistas.
Participaram do encontro o titular e a adjunta da Sectet, Carlos Maneschy e Edilza Fontes; o prefeito do município, Alexandre Siqueira; a secretária municipal de Educação, Irene Rodrigues; o coordenador do campus da UFPA em Tucuruí, Wassim El Banna; o diretor do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia da UFPA, Aarão de Lima Neto; e o diretor do Parque Tecnológico do Lago de Tucuruí (Tecnolago), André Mesquita.
A cerimônia também teve a presença de professores universitários, secretários municipais e vereadores locais. O aluno do curso de História, Michael Douglas, aproveitou o momento para relatar, em nome da turma, toda a gratidão pela existência do “Forma Pará”.
“A nossa turma é o retrato da nossa sociedade. Nela estão inseridas todas as realidades, principalmente pessoas de uma situação mais humilde, que não teriam condições de fazer uma graduação se não fosse a oportunidade dada pelo Forma Pará”, ressaltou o universitário, dizendo que cursar História em uma universidade pública federal é a realização de um sonho para alguém como ele, que sempre quis ser professor.
Emocionada, a adjunta da Sectet e gestora do “Forma Pará”, Edilza Fontes, enfatizou que realizar os sonhos de tantos jovens e adultos por meio do programa só é possível devido às parcerias firmadas entre governo do estado, prefeituras municipais e Instituições de Ensino Superior (IES). Ela explicou que o programa objetiva levar educação superior aos moradores dos municípios e distritos que não possuem campi de IES públicas ou que tenham, mas não haja a oferta para determinado curso que seja importante para a região.
Edilza observou que os cursos ofertados pelo programa atendem à vocação econômica de cada região. “Tucuruí tem uma história rica que precisa ser estudada e contada, assim como o turismo pode desenvolver o município e seu entorno”, destacou a gestora do “Forma Pará”.
O prefeito Alexandre Siqueira ratificou o compromisso da administração local em garantir a parceria com o programa e assumiu o compromisso de trabalhar pela expansão da educação e do conhecimento no município, gerando desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida das pessoas. “Tucuruí tem tudo para se consolidar como polo educacional e o vamos fazer que pudermos para acelerar esse processo. Seremos um polo gerador de renda e formação de grandes profissionais”, projeta o gestor.
De acordo com o titular da Sectet, essa mudança na qualidade vida das pessoas e o consequente desenvolvimento da região são fundamentais e enfatizou o aspecto democrático das universidades. “Este é um lugar para qualquer um que tem direito a vir e transformar sua vida pra melhor. A universidade deve ser um lugar de respeito e combate ao ódio, tão presente em algumas relações atuais. A história da universidade é essa. Receber pessoas de qualquer lugar, ter tolerância e respeito à diversidade. Não há lugar pra quem quer viver o preconceito, o ódio e a discriminação”, observou Maneschy.
Idealizador do “Forma Pará”, Carlos Maneschy destacou que, no último dia 8 de outubro, o programa passou de programa de governo a programa de Estado, com a publicação da Lei 9.324/21, o que garante sua continuidade ao longo do tempo. Até 2022, o “Forma Pará” irá ofertar mais de 5 mil vagas de cursos de nível superior em todo o estado, superando a meta inicial de 4 mil.
Ainda durante a estada em Tucuruí, Maneschy visitou a Casa de Passagem de Professores da UFPA. Ele viu que o imóvel precisa de melhorias e garantiu que a Sectet irá fazer a reforma, para abrigar também os professores do “Forma Pará” na região.
Tina DeBord – com informações da Sectet