As famílias desabrigadas pela cheia do Rio Tocantins, na cidade de Tucuruí, começaram o caminho de volta para casa. Com ajuda da Prefeitura Municipal, agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército, cerca de 40 famílias estão recebendo atendimento.
Neste inverno, com a cheia do Rio Tocantins, aproximadamente essas famílias foram afetadas e obrigadas a deixar suas casas. E, desde o início, o prefeito Alexandre Siqueira (MDB) determinou atenção especial aos desalojados. “Estamos fazendo o nosso melhor pra atender bem a nossa população, garantindo segurança e assistência às famílias atingidas”.
As unidades educacionais Mariana Leão, Maestro João Leite e Plácido de Castro foram preparadas para abrigar temporariamente as famílias desabrigadas, principalmente do Bairro da Matinho, localizado às margens do Rio Tocantins.
Segundo o gestor municipal, durante o período de permanência nos abrigos mantidos pela prefeitura, as famílias receberam assistência médica, medicação e alimentos. “Ordenamos a distribuição de cestas básicas, pão e leite para todos”.
As áreas consideradas de risco estão com monitoramento diário pelos órgãos competentes. A iniciativa tem como objeto garantir a segurança dos moradores dessas áreas.
(Antonio Barroso)