Após reunião realizada na tarde deste domingo (17), entre o prefeito de Tucuruí, Artur Brito, gestores da Região dos Lagos, representantes do Ministério Público Estadual (MPPA) e demais membros do Comitê de Crise de Situação Emergencial, ficou decidido que o município adotará o bloqueio total (lockdown), como medida mais rígida para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
A proposta pelo bloqueio total foi feita pelo prefeito Artur Brito, que já encaminhou o pedido ao governador do estado, Helder Barbalho. Durante a reunião, que ocorreu por videoconferência, vários pontos foram avaliados. Um deles foi o aumento do número de casos e óbitos, que cresceram de forma assustadora nos últimos dias.
Em dados divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Tucuruí, a cidade contabilizava até ontem um total de 159 casos positivos – somados os resultados do Laboratório Central do Pará (Lacen) e testes rápidos – e 22 óbitos, além de um possível colapso na saúde, em função da probabilidade do aumento dos casos.
“Precisamos adotar o lockdown para frearmos a disseminação do vírus e conscientizar a população sobre a importância do isolamento social. Nesse momento, a nossa única preocupação é com a saúde dos moradores de Tucuruí, não podemos mais perder vidas,” afirmou Artur Brito.
O prefeito ainda destacou a preocupação com o comércio local. “Sei que muitas famílias já estão e serão abaladas, mas não temos alternativa, diante da realidade que o coronavírus nos colocou”, justificou Brito, ao defender a medida mais rígida.
O lockdown – ou bloqueio total – é um protocolo de isolamento que impede a circulação de pessoas nas vias públicas de cidades. Somente em situações essenciais é permitido a transição, como para a compra de alimentos, consultas médicas, serviço de delivery, entre outros.
No contexto da pandemia, o lockdown vem sendo usado como a medida mais rigorosa, em diversos países, para diminuir os números de pessoas infectadas com a Covid-19.Neste sábado (16), o governador Helder Barbalho ampliou o decreto de lockdown, que já está valendo em Belém e Região Metropolitana da capital, para Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. A medida restritiva passa a valer nesses três municípios a partir da próxima terça-feira, 19. (Tina Santos – com informações da Ascom PMT)