Tucuruí: Prefeito Alexandre Siqueira decreta Situação de Emergência

O nível do Rio Tocantins baixou, mas ainda há mais de 200 pessoas desabrigadas, necessitando de assistência

Continua depois da publicidade

Baixou para 10,52 metros o nível do Rio Tocantins no município de Tucuruí. O recuo das águas é uma trégua para as famílias e órgãos envolvidos no atendimento aos mais de 200 desabrigados. A cheia do rio obrigou o prefeito municipal Alexandre Siqueira a decretar Situação de Emergência.

O gestor municipal usou as redes sociais para comunicar à população tucuruiense sobre a publicação do decreto municipal, que tem data do dia 17 de janeiro, porém só divulgado na manhã desta quarta-feira (26). Pelo documento, o município de Tucuruí abre caminho para as vítimas da enchente terem acesso aos recursos do Programa Recomeçar, do governo estadual, que garante o repasse de R$ 1.212,00 às famílias desabrigadas; além de outras ações públicas.

“Decretei Situação de Emergência em virtude das várias famílias desabrigadas em Tucuruí. Estamos disponibilizando toda a assistência necessária nos abrigos montados para receber as famílias, onde temos ainda famílias que estão alojadas em residências de amigos e parentes, e sem contar as inúmeras famílias que ainda continuam morando nas áreas alagadas, sabemos que isso ocorre todos os anos e já nos preparamos com antecedência”, refirmou o gestor municipal.

Um total de 216 famílias estão em 7 abrigos erguidos ou adaptados pela prefeitura, como é o caso de três escolas da rede municipal. Alexandre Siqueira cita que 172 pessoas estão envolvidas na remoção das famílias para os abrigos, casas de familiares ou imóveis alugados.

Boletim

O Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, emitido pela Eletronorte no final da manhã de hoje informa que o nível do rio era de 10,52 metros às 7h, podendo atingir o máximo de 10,35 metros às 23h59.

(Antonio Barroso)