Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Tucuruí

Tucuruí: TRE-PA cancela as eleições suplementares de junho

O motivo foi o retorno de Arthur Brito ao comando do município, na semana passada
Continua depois da publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará aprovou em Sessão Plenária, nesta terça-feira (8), a Resolução nº 5.465, que suspende a Resolução TRE/PA 5.435, a qual havia designado o dia 3 de junho próximo para a realização das Eleições Suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Tucuruí. A decisão se deu motivada pelo retorno de Arthur de Jesus Brito ao cargo de prefeito daquele município, decretada pela desembargadora Ezilda Pastana Mutran, na última semana. Brito estava fora da Prefeitura de Tucuruí desde 13 de novembro passado.

Seu afastamento foi motivado pela suspeita de envolvimento no assassinato do então prefeito Jones William da Silva Galvão, em julho de 2017, e sob a acusação de improbidade administrativa, o que resultou numa guerra jurídica com várias batalhas. Em umas ele vencia em outras saía derrotado.

A maior delas, entretanto, foi contra a Câmara Municipal, onde ele teve o mandato cassado em 19 de março último, por 9 votos a 3. Na ocasião, Brito recorreu e, mais uma vez, foi derrotado.

Entretanto, em 24 de abril passado, o desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto, da 2ª Turma de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado, derrubou todas as decisões que afastavam Brito do cargo, à exceção do Decreto Legislativo que lhe cassou o mandato. Por fim, com a decisão do desembargo, suspendendo a sessão, Arthur Brito voltou ao cargo e hoje governa novamente o município, que passou quase seis meses sob a administração do presidente da Câmara Municipal, o vereador Benedito Joaquim Campos Couto, o Bena Navegantes.

Deixe uma resposta