Tudo pronto para o Buffalo’s Gourmet, maior festival gastronômico de Parauapebas

Disputa entre chefs de cozinha do Pará e mais três Estados, oficinas, 50 expositores, Cozinha Show e oito atrações musicais fazem parte do cardápio do evento. Confira e programe-se!

Continua depois da publicidade

De 13 a 18 deste mês, a Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, no centro de Parauapebas, irá oferecer gratuitamente à população da cidade e região um dos festivais mais deliciosos do ano: o Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia, que chega a sua quinta edição com o maior número de inscrições já registrado.

Mais de 60 chefs de cozinha, entre profissionais e amadores do Pará e de mais três Estados, se lançaram ao desafio de elaborar o melhor prato feito à base de carne de búfalo e/ou de leite de búfala e derivados. E haja paladar e criatividade para a conquista de mais de R$ 20 mil, a serem divididos entre as três melhores receitas das duas categorias.

Diante da grande procura, a organização do festival formou uma comissão para pré-selecionar as 45 receitas a serem degustadas pelos jurados em três dias de disputa – de 15 a 17 deste mês – e que irão para a grande final, no dia 18. A comissão foi formada pela Associação Búfalos de Ferro (ABF) e Queijaria Cosa Nostra, organizadoras do evento, Restaurante Lá em Casa Chef (Marabá) e pelas produtoras Jamboo e Paratodos, de Parauapebas.

“É uma grande satisfação para nós o recorde de inscrições. São quatro Estados participando: Minas Gerais, Goiás, Amazonas e o nosso Pará, representado por oito cidades no Buffalo’s Gourmet. Isso mostra que o evento está crescendo, que está trazendo turistas para a cidade, fomentando a economia na cidade e região, o que dá força pra gente continuar melhorando o evento cada vez mais”, comemora o produtor cultural Pedro de Oliveira, diretor da ABF.

Todos os concorrentes, com os nomes dos chefs de cozinha e dos pratos, podem ser conferidos pelo Instagram tanto do Buffalo’s Gourmet (@buffalosgourmett) quanto da Queijaria Cosa Nostra (@queijariacosanostra). Pela primeira vez, o festival é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale , e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e realização do Ministério da Cultura, ABF e Queijaria Cosa Nostra.

Shows na cozinha e no palco

Enquanto o júri degusta e escolhe os melhores pratos, chefs renomados do Pará estarão na Cozinha Show para ensinar as pessoas presentes a fazerem receitas diferentes, de dar água na boca. Do lado de fora, um grande espaço para que o público possa se divertir com a família e com os amigos, com mais de 50 expositores, com venda de artesanato e comidas regionais.

No palco, haverá dois shows a cada noite, a partir das 19 horas. Na abertura das apresentações, uma das artistas mais conhecidas de Parauapebas, Vanessa Ayres, seguida pela Carajazz Marabá Orquestra, que promete surpreender o público. No dia 16, Raízes Parauara e Som de Mistura; dia 17, William Barros e Luciano Figueiredo e Angélica Nunes; e para encerrar as atrações musicais Fernando BG e Clube da Guitarrada ao lado dos mestres Curica e Aldo Sena, de Belém. Os shows sempre começarão às 19h, abertos ao público.

Oficinas e inclusão social

Como ocorre em todas as edições, o Buffalo’s Gourmet começa com oficinas gratuitas para o público, sendo que neste ano decidiu inovar em respeito e defesa das políticas de inclusão social. E vai oferecer duas oficinas para pessoas com deficiência: “Manejo de abelhas indígenas (sem ferrão)”, com o engenheiro e produtor Daniel Castilho, e “Musicalização para pessoas surdas”, com o regente musical Walkimar Guedes, da Carajazz Marabá Orquestra.

A iniciativa do festival tem apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Parauapebas diante da importância de eventos culturais e artísticos para as pessoas com deficiência participarem e se divertirem sem limitações tão frequentes. E o Buffalo’s Gourmet começou a se voltar para esse público em sua quarta edição, quando começou a usar tradutores de Libras no palco e na cozinha.

“Tem que se seguir pensando assim para que a gente consiga alcançar públicos que hoje não conseguem ter participação em momentos tão significativos pra eles”, defende Stephany Medeiros, diretora institucional da Apae/Parauapebas, que no festival terá um estande para mostrar o trabalho realizado pela associação, que atende atualmente 68 famílias do município, número que pretende duplicar ainda neste ano.

SERVIÇO

O V Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet será realizado entre os dias 13 e 18 de agosto, na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, a partir das 18 horas. O evento é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e realização do Ministério da Cultura, Associação Búfalos de Ferro e Queijaria Cosa Nostra.

(Texto: Hanny Amoras (Jornalista – MTb 1.294)