A bola rolou nesta sexta-feira (16) para mais três jogos válidos pela sexta rodada do Campeonato Paraense de 2021. Pela parte da manhã, a Tuna Luso recebeu o Itupiranga, no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém. Já pela parte da tarde mais duas partidas com duelos entre Gavião Kyikatejê e Castanhal, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, e Independente encarando o Carajás, no Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão, em Tucuruí.
No Estádio do Souza, Tuna e Itupiranga fizeram uma partida acirrada. A Águia Guerreira tentou marcar com o atacante Bruno Rangel, que disparou de fora da área e parou na defesa do goleiro Dida. No lance seguinte, houve uma polêmica em relação a um possível pênalti em cima do atacante Alex do Itupiranga, que teria sido derrubado pelo goleiro Gabriel Bubniack dentro da área, mas a arbitragem mandou seguir.
Após o susto, a equipe cruzmaltina seguiu tentando. Léo Rosa cruzou da direita para a cabeçada de Paulo Rangel, a bola passou por cima da meta do Crocodilo. Em outra tentativa da Lusa, Léo Rosa tocou para o atacante Jayme, que disparou cruzado e parou na defesa do goleiro Dida. No segundo tempo, a Tuna seguiu em cima. Jayme cruzou da direita e Paulo Rangel cabeceou para fora.
Em outro lance polêmico da partida, a Águia Guerreira chegou a marcar com o atacante Jayme, que desviou um chute no meio do caminho para o fundo do gol, mas a arbitragem assinalou impedimento do ataque cruzmaltino, aos oito minutos. O Itupiranga tentou surpreender em um chute de longe de Araújo, o goleiro Gabriel Bubniack defendeu bem para os donos da casa. Placar final: Tuna 0 x 0 Itupiranga.
No Zinho Oliveira, Gavião Kyikatejê e Castanhal fizeram um jogo movimentado com quatro gols. Quem abriu o placar foi o Japiim da Estrada com o atacante Fidélis, aos seis minutos de bola rolando. O time indígena foi para cima e empatou a partida com Luan, aos nove minutos. Os dois times buscaram alterar o marcador, mas desceram para os vestiários com o empate no placar.
As emoções ficaram para a etapa derradeira e com tentos na reta fina de espetáculo. Ítalo virou o jogo para o time de Bom Jesus do Tocantins, aos 43, e ao apagar das luzes, Gui Campana voltou a empatar o jogo para a equipe aurinegra da Cidade Modelo, aos 50 minutos. Placar final: Gavião Kyikatejê 2 x 2 Castanhal. O assistente de Parauapebas, Isael da Silva, participou do quarteto da arbitragem do jogo.
Em Tucuruí, o Independente se impôs dentro de campo e não deu chances ao time do Carajás da Ilha do Outeiro. O Galo Elétrico precisava vencer para conquistar a classificação de forma antecipada e não deu outra. Com dois gols do meia Railson, aos sete, e aos 40 minutos do segundo tempo, o time da Terra da Energia se garantiu nas quartas de final e segue invicto no Parazão, agora disparado na liderança do Grupo A3, com 12 pontos.
Por Fábio Relvas / Foto: Vieira da foto (TLB)