A Tuna Luso Brasileira voltou a campo na tarde deste sábado (1) pela 11ª rodada do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Atuando diante do Humaitá-AC, a Águia Guerreira venceu, por 2 a 0, no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém, e meteu a mão na vaga para a segunda fase da competição nacional. Com o triunfo, os cruzmaltinos chegaram aos 22 pontos, assumindo de momento, a liderança do grupo.
Os gols da Tuna saíram ainda no primeiro tempo, com Paulo Rangel, de cabeça, aos 24, e Emerson Nike, aos 33 minutos. A Águia volta a campo diante do São Francisco-AC no próximo domingo (9), às 15h, no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém. O duelo será válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.
O jogo: Águia soberana em campo!
A Tuna começou em cima do adversário. Cássio cruzou e Emerson Nike cabeceou na trave. Novamente a Águia Guerreira tentou com Pedrinho, que experimentou de fora da área e o goleiro Tião fez grande defesa e mandou para escanteio. Só dava a equipe cruzmaltina. Lukinhas cobrou escanteio, Tião fez a defesa, a bola sobrou para Paulo Rangel que chutou e goleiro do Tourão salvou o time acreano.
Em mais uma descida do time paraense, Paulo Rangel já de dentro da área chutou, mas mandou pela linha de fundo. Após cobrança de escanteio de Pedrinho, Paulo Rangel cabeceou firme para o fundo do barbante, aos 24 minutos, 1 a 0 Tuna. Não demorou para o time paraense ampliar o marcador. Pedrinho fez boa jogada individual e tocou para Paulo Rangel, que fez o corta luz para a chegada de Emerson Nike, que girou e finalizou para o gol, aos 33 minutos, 2 a 0.
Nas poucas chances do Humaitá, Vinícius chutou da direita, mas parou na defesa do goleiro Jeferson. Após boa troca de passes do time tunante, Lukinhas finalizou da entrada da área, a bola foi para fora. Samuel, também experimentou de longe, o goleiro Tião espalmou para escanteio. A Águia pressionou no final do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Dedé cabeceou para o meio e Daelson meteu a cabeça na bola, o goleiro Tião fez a defesa, mas a arbitragem viu falta de ataque e paralisou a jogada.
Em outra bola dentro da área, Paulo Rangel chutou, o goleiro Tião desviou e a redonda bateu na trave e foi para escanteio. No segundo tempo, o jogo seguiu o mesmo. A Tuna quase ampliou, quando Lukinhas cruzou e Paulo Rangel cabeceou, Yarles salvou em cima da linha. Fernandinho tentou de fora da área para o time visitante, o goleiro Jeferson fez a defesa. Pedrinho mandou de fora da área, a bola passou muito perto da meta do Tourão.
Em uma descida do Humaitá, Euder invadiu a área e bateu rasteiro, a bola explodiu em Cássio. A Tuna voltou a atacar e marcou. Miliano cruzou e Paulo Rangel cabeceou para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento, aos 13 minutos. Os tunantes seguiam tentando. Lukinhas cobrou escanteio e Jair cabeceou para fora. Cássio teve a chance do terceiro, quando recebeu dentro da área, mas finalizou pela linha de fundo.
Já na reta final de jogo, Pulga avançou e chutou cruzado para fora, perdendo outra grande chance para a Águia. Em mais uma tentativa, Miliano tocou para Pulga finalizar para fora, mas desta vez a arbitragem assinalou impedimento. Placar final: Tuna 2 x 0 Humaitá.
Por Fábio Relvas / Foto: Lucas Sampaio (Ascom Tuna)