Há cerca de 25 dias, seis homens trabalham na construção de um túnel para passagem de pedestres por baixo da movimentada rodovia Transamazônica, a cerca de 400 metros do semáforo da Folha 33, área urbana de Marabá.
Essa passagem de pedestres subterrânea permitirá uma ligação entre as Folhas 32 e 33. Ocorre que, desde que foi inaugurada, em 2010, a duplicação da Transamazônica não tem um local de passagem segura para pedestres, principalmente estudantes que residem na Folha 33 e precisam acessar escolas em outros bairros.
Segundo o secretário de Obras, Fábio Moreira, o projeto está sendo executado por meio de uma tecnologia não destrutiva, que consegue ser realizada sem rasgar a pista. ”O pedestre atravessa a marginal normal, na faixa, e a pista principal de velocidade, que é a rodovia, o pedestre atravessa por debaixo dela,” explica.
A solicitação de uma alternativa para o problema foi feita pela Promotoria da Infância ao prefeito Tião Miranda, que colocou sua equipe de engenharia em campo. A melhor solução foi a que está sendo executada neste momento: cerca de 9 metros já foram perfurados e a proteção para evitar desmoronamento é fixada a cada 50 centímetros de escavação manual.
A ideia inicial seria a construção de uma passarela, mas havia temeridade de estudantes e demais pedestres não utilizarem a estrutura, como ocorre no Bairro Amapá, atravessando a mesma rodovia.
“Essa foi uma ideia do Tião em um dia que estávamos vendo uma obra de uma passagem de água não destrutiva. Ele já conhecia essa tecnologia, e aí surgiu essa ideia da passagem dos pedestres por debaixo. Com a obra, as pessoas irão fazer uma travessia em um nível só e com acessibilidade,” diz Moreira. “Se a gente coloca uma passarela, as pessoas não vão subir as escadas. E com esse túnel o pedestre vai atravessar em linha reta e com mais conforto”.
Outro ponto que está sendo estudado pelo Poder Executivo é a retirada do semáforo da Folha 33. O secretário de Obras adianta que será apresentada uma proposta ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre o fim da sinalização.
“Com o túnel para os pedestres, o semáforo perde um pouco a finalidade. Quem quiser fazer o retorno vai mais lá na frente. Até porque iremos alargar a saída da Folha 33 para dar mais fluxo ao trânsito, principalmente com a obra da nova ponte,” conclui.
A previsão da prefeitura é de que o projeto fique pronto no final de janeiro do ano que vem, quando a empresa Engecol, de Belém, deve concluir também as obras de iluminação e ventilação.