O novo plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará já tem nome e data de lançamento. O Ver-o-Pará foi apresentado nesta quarta-feira (10/08), durante reunião ordinária dos membros do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur), e deve ser lançado na primeira semana de outubro pelo governador Simão Jatene.
Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Fomentur, definiu a nomenclatura como um passo a mais na decisão do trade paraense de dar mais visibilidade à marca Pará, pouco conhecida no mercado turístico nacional e internacional onde a Amazônia tem um apelo comercial maior.
A pauta central do encontro do Fomentur, foi a estratégia adotada pela empresa espanhola Chias Marketing, contratada pela Paratur, para atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Pará, lançado há mais de dez anos. A atualização foi iniciada pelas consultoras da empresa, Patrícia Servilha e Anete Ferreira, no início deste ano. Agora elas apontam ações emergenciais necessárias para o Plano, que está com a parte de diagnóstico em fase de conclusão, tendo em vista que Paratur e consultoria percorreram os seis pólos turísticos ouvindo as demandas dos principais agentes envolvidos na cadeia produtiva do turismo, entrevistando, aplicando questionários de pesquisa, entre outras ações.
Outra pesquisa está sendo aplicada com apoio da Paratur junto aos agentes de viagens e operadores que comercializam o Pará nos mercados nacionais e internacionais. Patrícia Sevilha explica que é o resultado desse diagnóstico que vai dá as diretrizes do novo plano e definir as prioridades para o turismo.
A Paratur apresenta hoje os indicadores da geração de emprego e renda na cadeia produtiva de turismo. Os números, que apontam um crescimento superior a 25% na geração de emprego formal e renda de janeiro a julho deste ano no turismo em relação ao mesmo período de 2010, também vão subsidiar investimentos no setor e elaboração de novas políticas públicas, a exemplo da qualificação de mão de obra.