Turismo: três perguntas para Bel Mesquita, Secretária Nacional de Políticas para o Turismo

Continua depois da publicidade

Prefeita de Parauapebas  por dois mandatos, deputada federal pelo Pará e agora comandando a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, em Brasília. Com um histórico profissional à frente do executivo e do legislativo, Bel Mesquita esteve nesta terça-feira (21) em São Paulo coordenando o lançamento do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 13 a 17 de julho de 2011 em São Paulo.

Natural de Jundiaí, São Paulo, Bel foi para o Pará no início da década de 80, quando iniciavam-se as prospecções do Grande Projeto Carajás (GPC). Bel Mesquita é professora, psicóloga social e especialista em Planejamento Estratégico Situacional e Ciências e Técnicas de Governo.

Diário – A senhora disse recentemente que a experiência de trabalhar no Turismo tem sido salutar. Em um salão com 27 Estados, existe predileção? Pará ou São Paulo. Como vai encarar isso?

Bel Mesquita – Na realidade, os Estados fazem parte de macrorregiões: Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Eu quero experienciar todos os Estados, todas as macrorregiões e experimentar todos os pratos típicos. Não sei se cinco dias serão suficientes, mas estarei lá com o propósito de me deliciar. Se for o caso, com um sarapatel regado a tucupi.

Diário – A respeito do Estado do Pará. O que a senhora acha que falta para que o Estado desponte para o cenário nacional e internacional?

Bel Mesquita – Nós temos alguns desafios muito grandes. Não há dúvidas, todos conhecem ou já ouviram falar do Pará, por suas tradições folclóricas, por sua vocação ecoturística enfim. Abrem as revistas e veem as fotografias do Estado. O que falta é termos capacidade de tornar as viagens aéreas mais acessíveis e que os roteiros para o Pará sejam mais curtos em relação à distância, pois o Estado é muito grande. Nós temos alguns destinos, mas os roteiros são extensos. O que precisamos fazer é torná-los mais curtos. Talvez segmentando.

Diário – Com a condução da ministra para a Casa Civil, são dez mulheres no Ministério. Como a senhora vê a presença da mulher nesse Governo?

Bel Mesquita – Perguntar para mim sobre a mulher no Governo é, na verdade, um privilégio responder.Um quarto dos ministérios é composto por mulheres. Eu queria que fosse mais. Eu tenho convicção de que as mulheres já nasceram com o dom da gestão, organização e administração. Ela cuida dos filhos, consegue prover a casa com o pouco recurso que possa ter e, ainda, se fazer maravilhosa para vizinhas e vizinhos. Pode ter certeza, mulher sabe o que faz. Eu acredito nelas.

Fonte: Diário do Turismo

3 comentários em “Turismo: três perguntas para Bel Mesquita, Secretária Nacional de Políticas para o Turismo

  1. YURI SOBIESKI Responder

    OOOO QUE EU SEI É QUE QUANDO ELA FALA DE MULHER NA POLITICA ! ELA TA CERTA ! POIS ELA FOI UMA DAS GRANDES RESPONSAVEIS POR PARAUAPEBAS EXISTIR !!!! PARABÉNS BEL,. VC MERECE ESTA ONDE ESTÁ, E O PARÁ GANHA MUITO COM ISSO ! AFINAL A NOSSA CULTURA É DE GRANDE IMPORTANCIA PARA O BRASIL! PARABÉNS SR. BEL MESQUITA !

Deixe seu comentário

Posts relacionados