Turismo: um bom negócio para o Brasil

Continua depois da publicidade

Por Bel Mesquita – Secretária Nacional de Políticas do Turismo

Bel Mesquita O Brasil sempre esteve na rota das viagens consideradas inesquecíveis. Com dimensões continentais e 7.367 km de litoral, possui uma enorme variedade de paisagens, culturas e sabores. Isso torna inquestionável sua vocação turística. Os recentes resultados são o termômetro do grande trabalho realizado pelo setor. O turismo consolidou um mercado estável, atraente, construído a partir de uma eficiente atuação das iniciativas pública e privada. Nesse contexto, investidores nacionais e estrangeiros estão em sintonia: o turismo brasileiro é hoje um excelente negócio. Segundo o World Travel and Tourism Council, o Brasil ocupa a 13ª posição mundial entre as economias do turismo. A atividade representa 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é responsável por gerar R$ 132 bilhões em renda. Em 2010, cresceu 6% em relação a 2009. Para 2011, a expectativa de crescimento é de 7%.Mais brasileiros têm adquirido o hábito de viajar.

De 2002 a 2010, os desembarques nacionais subiram de 23,9 milhões para 67,6 milhões e levaram o mercado doméstico a atingir 85% da renda do setor. Os dados pegam carona na nova realidade econômica nacional. Cerca de 30 milhões de pessoas entraram para a nova classe média, que já tem o turismo na sua prateleira de consumo.Essa nova classe C representa uma demanda exigente, em busca de serviços e produtos de qualidade e, acima de tudo, pensados de forma diferenciada. Mais que um desafio, o momento é de oportunidade para o setor. Com essa proposta, o Ministério do Turismo abre as portas do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontecerá de 13 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo.O evento, que está em sua sexta edição, vai reunir o que há de melhor no turismo nacional: atrativos, cultura, artesanato, moda, gastronomia. O objetivo é valorizar a diversidade sociocultural brasileira, apresentando cada destino como peça de um grande quebra-cabeça do desenvolvimento turístico e, consequentemente, do fortalecimento econômico do Brasil.O Salão será um momento de descoberta.

O visitante chega com uma ideia e ali descobre coisas incríveis, que nem imaginava existirem em seu próprio país. Trocará experiências, informações, aprendizados, e se sentirá um privilegiado por ter a certeza de que sua viagem tão sonhada e planejada é, sim, possível. A matéria-prima desse trabalho do Salão do Turismo é aquilo que o turismo nacional almeja: democratização. Em cada estande, em cada atividade, ela estará presente. Serão promoções, pacotes, produtos acessíveis a diferentes tipos de público, demonstrando que todos, independentemente da classe social, podem viajar. Esse novo olhar é que o torna o turismo um excelente negócio. Hoje, diversidade e integração são o que garantem que o turista retorne, fale bem do destino e faça com que familiares e amigos também decidam viajar. Esta é uma rede harmônica, na qual o sucesso de um empreendimento abre espaço para o êxito de outro, comprovando que o turismo é peça indissociável do crescimento econômico do Brasil.

2 comentários em “Turismo: um bom negócio para o Brasil

Deixe seu comentário

Posts relacionados