Capacitação técnica, empoderamento feminino, inclusão de mulheres no mercado de trabalho. Estes são alguns dos objetivos de um convênio firmado entre a Prefeitura de Canaã dos Carajás e a Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Aciacca). Dezenas de mulheres já estão sendo contempladas com cursos de profissionalização e terão mais oportunidades na hora de procurar emprego.
Um dos primeiros cursos ofertados por meio do convênio é o de Gastronomia. Ao todo, 25 mulheres participam da capacitação e estão sendo apresentadas a infinitas possibilidades de sabores e aromas para inovar na hora de empreender. O curso de gastronomia tem 160 horas de duração.
Na noite de quarta-feira (20), as participantes iniciaram o módulo de açougue do curso. As mulheres estão sendo instruídas sobre higiene, cortes e desossa de carne.
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, esteve presente na apresentação do módulo e destacou a importância do momento para a cidade. “Nós estamos preparando as nossas mulheres para entrar no mercado de trabalho. Nós queremos avançar no apoio ao desenvolvimento econômico da nossa cidade e eu considero essa uma etapa importante deste processo. As nossas mulheres serão empreendedoras em Canaã.”
À frente da Diretoria da Mulher, Marili Souza, também falou sobre a proposta. “Esse é um curso muito importante para incentivar o empreendedorismo feminino na nossa cidade. O módulo de açougue tem 40 horas – 10 horas de higienização da carne e 30 horas de prática.”
A perspectiva do governo municipal é ampliar o leque de possibilidades para mulheres e fomentar o empreendedorismo feminino em Canaã. Nos próximos meses, novos cursos em diferentes devem ser ofertados.