O Twitter anunciou que, a partir de agora, possui a capacidade técnica de censurar tuites por país – bloqueando uma ou mais mensagens apenas em determinado lugar. Segundo os donos do site, trata-se de uma boa notícia, pois é melhor fazer um bloqueio regional do que impor a medida aos usuários do mundo inteiro. O comunicado é um pouco vago sobre o que poderá ser deletado ou censurado, mas diz o seguinte:
“Com nosso crescimento internacional, vamos entrar em países que têm ideias diferentes sobre liberdade de expressão. Alguns desses países diferem tanto das nossas ideias que não poderemos existir neles. Outros são similares mas, por motivos históricos ou culturais, restringem certos tipos de conteúdo, como a França ou a Alemanha, que proíbem conteúdo pró-nazismo.”
O exemplo da França e da Alemanha é irretocável – ninguém em sã consciência discordaria. Mas o resto é um pouco estranho. Se o Twitter diz que há países tão repressores que o serviço não poderá “existir neles”, então por que criou a nova ferramenta de controle de conteúdo? São possibilidades que se excluem mutuamente – ou o Twitter deixa um país que considere repressor, ou utiliza sua nova ferramenta para atender ao governo local. As duas coisas não dá.
Siga o Blog do Zé Dudu no Twitter