Com a oferta de 50 vagas exclusivamente para candidatos do Povo Xikrin do Cateté, o Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2022/Programa Forma Pará receberá solicitações de inscrições exclusivamente via internet, no período de 5 a 15 de novembro. No ato de solicitação de inscrição, todos os candidatos deverão anexar uma declaração do cacique ou da liderança autorizada da aldeia do candidato, que referende a candidatura na condição de indígena.
Os Xikrin vivem em terra indígena localizada nos municípios Água Azul do Norte, Marabá, Parauapebas, sudeste do estado. A nação Xikrin reúne uma população de cerca de dois mil indígenas.
De acordo com o edital, poderão se inscrever neste Processo Seletivo Específico, candidatos indígenas do Povo Xikrin, que concluíram a 3ª série do Ensino Médio. Para os candidatos concluintes do Ensino Médio no ano letivo corrente, será aceita para a solicitação da inscrição, uma declaração que ateste tal situação.
Embora as inscrições sejam online, as duas etapas do Processo Seletivo serão presenciais e realizadas na Escola Indígena de Ensino Fundamental Bep Karotin Xikrin, localizada na aldeia Cateté, informou a coordenadora do Nufi, Aline da Silva Lima, que também coordena o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
A primeira etapa da seleção será uma prova escrita de redação, realizada no dia 28; a segunda, uma entrevista, nos dias 29 e 30 deste mês. O candidato selecionado para a vaga no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa/2022 – Turma Xikrin do Cateté, não poderá ocupar duas vagas em instituições públicas.
A divulgação do resultado final do processo está planejada para o dia 10 de dezembro e o período de matrícula será de 15 a 17 de dezembro.
Com informações da UEPA