Uepa sedia debate sobre a mineração no Pará

A motivação para o evento são os quatro anos decorridos do rompimento da barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG)

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (22), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) sedia a I Jornada de Debates na Mineração Pará – 2019. É uma iniciativa do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), que impulsiona um debate sobre o modelo de exploração da mineração no território.

Neste mês de novembro, a organização constrói um evento nacional nas universidades do Brasil, a Jornada de Debates na Mineração. A motivação são os 4 anos decorridos do rompimento da barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. A barragem é responsabilidade da empresa Vale.

Pretende-se criar um espaço para reflexão e educação sobre os processos de execução e organização do modelo de mineração a nível global, nacional e local, especificamente no município de Barcarena (PA). O evento terá também místicas, exposição de fotografia e mostra cinematográfica das produções audiovisuais do MAM.

MAM – O movimento começou a ser organizado em 2012, no Pará, e atualmente se organiza em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Serviço:
I Jornada de Debates na Mineração Pará – 2019.
Data: 22 de novembro, de 8h30 às 19h
Local: Uepa – Centro de Ciências Sociais e Educação (CCCSE) – Rua Djalma Dutra, entre Municipalidade e rua do Úna – Bairro do Telégrafo Sem Fio.

Fonte: Belém