Começaram, enfim, a sair os tão aguardados editais de processos seletivos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) direcionados a Parauapebas, para consolidar a presença permanente da instituição no segundo município mais rico do estado. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu. Por enquanto, foram lançadas duas especializações — uma em Saúde Coletiva e outra em Gestão Pública —, ambas as quais destinadas exclusivamente a servidores da Prefeitura de Parauapebas.
O Edital 49/2020, primeiro a ficar pronto, rege a seleção para formação da turma de especialização em Gestão Pública, que será presencial e gratuita. Com oferta de 40 vagas, o curso terá 17 disciplinas e deve ser concluído entre 18 e 24 meses. A seleção de ingresso será feita com base na homologação da inscrição do candidato e, principalmente, pela pontuação em seu currículo acadêmico, em que serão levadas em conta a formação acadêmica e a produção científica devidamente comprovada, disposta na plataforma Lattes.
As inscrições para o curso de especialização em Gestão Pública começam nesta segunda-feira (7) no site da Uepa (https://www4.uepa.br/selecao/inscricoes/) e vão até 7 de janeiro. Em 21 de fevereiro será anunciado o resultado da seleção; a matrícula será feita entre os dias 5 e 10 de março; e as aulas finalmente começam em 15 de março, uma segunda-feira.
Já o curso de especialização em Saúde Coletiva, regido pelo Edital 51/2020, terá 12 disciplinas e 18 meses de duração, com período máximo para integralização de 24 meses. Ele também é restrito a servidores da Prefeitura de Parauapebas e oferta 40 vagas. A seleção, porém, baseia-se em apresentação de um projeto resumido de pesquisa e na análise curricular, com foco na produção acadêmica do candidato dos últimos cinco anos.
As inscrições para a pós-graduação em Saúde Coletiva deve ser feita no site da Uepa (https://www4.uepa.br/selecao/inscricoes/) até o próximo dia 21. Elas foram abertas no último dia 3 de dezembro. O resultado final da seleção sai no dia 5 de fevereiro; as matrículas vão de 5 a 10 de março; e a aula inaugural acontece no dia 19 de março, uma sexta-feira.
As aulas das duas especializações vão ser ministradas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), conforme calendário específico de cada curso. A coordenação da pós em Gestão Pública avisa que as aulas vão acontecer das 18 às 22 horas. Por seu turno, a direção da especialização em Saúde Coletiva informa que as aulas vão de 8 as 14 horas.
A Uepa, por enquanto, não divulga o seletivo para ingresso nos cursos de graduação (licenciaturas em Matemática e Biologia mais bacharelado em Desenvolvimento de Software). A universidade deve anunciar também novas especializações para a área da educação e os dois mestrados que prometeu desde o ano passado.