O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentou a proposta do Calendário Acadêmico para 2021. A sugestão é de 270 dias letivos, divididos em 3 períodos, para realização de atividades de cursos extensivos e intensivos, em todos os campi, institutos e núcleos da Universidade.
Segundo a proposta, as atividades do 1º período letivo começariam no dia 1º de março de 2021 com conclusão no dia 12 de junho. O 2º período iniciaria no dia 21 de junho até 4 de outubro. E o último período seria de 13 de outubro a 10 de fevereiro de 2022.
As atividades acadêmicas ocorreriam de modo remoto, híbrido ou presencial, observando as recomendações de órgãos de saúde sobre a evolução da pandemia. Contudo, seria garantido ao aluno a opção de aguardar a oferta plenamente presencial, sem prejuízo para a conclusão do curso.
Na reunião, também foi iniciada a discussão sobre o Processo Seletivo para ingresso de novas turmas em 2021. Leia sobre esse tema também aqui.
Aulas presenciais
O reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, explicou que não há hipótese para a UFPA retomar as aulas presenciais antes que o Grupo de Trabalho sobre o Novo Coronavírus declare que haja segurança.
Todas essas propostas serão discutidas entre as unidades acadêmicas, e, no próximo dia 22 de dezembro, o Consepe deve se reunir para deliberação definitiva do novo calendário acadêmico.
Por Dayse Gomes
(Com informações da UFPA)