A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para dois Processos Seletivos Especiais (PSE), com 220 vagas distribuídas nas cidades de Parauapebas, Belém e Ananindeua. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 10 de fevereiro.
As vagas do PSE-3 são para dois novos cursos, o de Engenharia Ferroviária e Logística, no Campus de Belém, que oferece 30 vagas e o de Ciência e Tecnologia, no recém-criado Campus de Ananindeua, que tem 50 vagas abertas. Os interessados podem se inscrever nesta página até as 22h do dia 10, a taxa no valor de R$ 20 deve ser paga até o dia 11.
O Campus de Parauapebas (PSE-2) oferece 50 vagas para o curso de Direito e 90 vagas divididas igualmente entre os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. As inscrições são realizadas neste site e a taxa custa R$ 60.
Diferenças na seleção
O PSE para Belém e Ananindeua irá utilizar somente o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino (Enem) 2013 como critério de seleção, portanto não haverá aplicação de provas. Apenas os participantes do Enem 2013 que obtiveram pontuação maior ou igual a 500 pontos na redação e 400 pontos em cada prova objetiva, referentes às quatro áreas do conhecimento avaliadas poderão participar. Confira mais informações no Edital.
Já o Vestibular Especial do campus de Parauapebas terá apenas uma fase, a ser realizada em um único dia. Os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva de conhecimentos gerais, com 55 questões, e uma redação. As provas serão aplicadas em 23 de fevereiro, das 8 às 12h, somente no município de Parauapebas.
Cada disciplina terá cinco questões, sendo Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). A redação terá pontuação máxima de 10 pontos. Detalhes no Edital.
Belém e Ananindeua
Como o PSE para os cursos de Engenharia Ferroviária e Logística e Ciência e Tecnologia utilizará o desempenho no Enem, os candidatos que cursaram todo o ensino médio nos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins terão um bônus de 10% sobre a pontuação obtida no Exame.
Para receber esse benefício o estudante terá que comprovar a condição no ato da sua habilitação. Do total de vagas, 50% delas será destinada ao sistema de cotas, distribuídas entre cotas relacionadas a cor, renda e estudantes oriundos de escolas públicas.