A edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU) traz um reforço para o quadro docente do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Parauapebas: cinco vagas de professor para atender aos cinco cursos de graduação oferecidos pela instituição no município. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu e estão disponíveis aqui .
Uma das vagas é para a disciplina de Gestão da Informação, em que o candidato deve ter formação em Engenharia de Produção e mestrado na área do concurso. Outra é para a disciplina de Engenharia do Produto, que também exige graduação em Engenharia de Produção e mestrado.
Para lecionar a disciplina de Introdução à Economia é ofertada uma vaga, cuja titulação exigida é graduação em Economia e mestrado em Economia, Administração ou área afim. Já para lecionar a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Ufra quer, preferencialmente, um graduado em Letras ou Pedagogia com mestrado em Educação Inclusiva ou Libras. A exigência mais elevada está na disciplina Genética Animal, para a qual o candidato precisa ter graduação em Zootecnia ou Medicina Veterinária, por exemplo, e impreterivelmente doutorado com tese na área de Melhoramento Genético de Bovinos.
As informações detalhadas sobre taxa de inscrição, prazos e conteúdos constam do edital publicado hoje. Um professor com mestrado em universidade federal chega a ganhar R$ 7.126,20, enquanto um docente do magistério superior federal com doutorado tem remuneração de R$ 10.058,92.
Em Parauapebas, a Ufra oferta cinco cursos de graduação regulares e com ingresso anual (Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção e Administração) e um mestrado (Produção Animal). Cerca de 900 alunos estudam no campus local.