Para ajudar no tratamento de pessoas com deficiências físicas e mentais, a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Campus Parauapebas, e a Associação Família Eficiente realizam no próximo dia 22 de março a apresentação do Projeto de Extensão “Programa de Treinamento e Atendimento em Equoterapia do Sudeste do Pará”.
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o movimento e encantamento dos cavalos para habilitar ou reabilitar pessoas com comprometimentos físicos ou mentais. Neste processo, o indivíduo participa de sua reabilitação ao mesmo tempo em que interage com os animais. O projeto tem o objetivo não apenas de criar condições de inserção social, mas também aproximar a comunidade acadêmica das necessidades da sociedade.
O grupo de Equoterapia da UFRA, coordenado pela Profª. Fernanda Martins Hatano, funciona desde setembro de 2009, reunindo-se semanalmente para discutir assuntos relacionados ao tratamento das pessoas com deficiência com a utilização de cavalos. O projeto está em fase de implantação e busca parcerias. Pretende atender crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, mediante indicação médica.
A Equoterapia pode contribuir de forma sustentável e responsável para o desenvolvimento regional em saúde e educação no município de Parauapebas e região próxima. A reunião de apresentação do Projeto será às 19h no Auditório do Centro Universitário de Parauapebas – CEUP.
Família Eficiente
A Família Eficiente é um grupo de discussão sobre as pessoas com deficiência. Promove encontros semanais para que as pessoas que convivem com a deficiência compartilhem suas experiências, com o objetivo de lidar com este desafio comum e ajudar outros a se adequarem a ele. Para mais informações sobre a Associação Família Eficiente, entre em contato através do e-mail: família.eficiente@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fonte: ASCOM/UFRA