Acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 19h15, o terceiro e último debate entre os candidatos ao cargo de reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Assim como nas duas edições, ocorrerá de forma on-line, aberto à participação da comunidade universitária e da sociedade. Participam da disputa eleitoral os candidatos Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, Francisco Ribeiro da Costa e Maurílio de Abreu Monteiro, que busca a reeleição. As campanhas dos candidatos, via mídias sociais e demais meios digitais, devem ser finalizadas amanhã, sábado (16). A consulta direta à Comunidade Universitária ocorre em 21 de maio, próxima quinta-feira, das 8h às 21h, pela plataforma do SIGEleição.
Esse último confronto de ideia e propostas terá algumas alterações em seu formato. A Comissão Eleitoral, responsável pela consulta direta à comunidade, tornou pública uma retificação no regulamento do debate, que será transmitido pelo canal da Unifesspa no Youtube.
Entre as alterações, está a mudança na quantidade de blocos, que neste debate será dividido em três etapas, ante quatro previstos nos regulamentos anteriores. De acordo com o novo regulamento, no primeiro bloco cada candidato terá até três minutos para apresentar seu programa de trabalho.
Já no segundo bloco, os candidatos terão até três minutos para responder a questionamentos efetuados pela comunidade acadêmica, totalizando nove minutos por pergunta. Será permitido que perguntas realizadas nos dois últimos debates sejam retomadas, juntamente com aquelas feitas ao vivo e encaminhadas aos candidatos pelos moderadores. Este será o maior bloco.
O terceiro e último bloco será destinado às considerações finais dos candidatos, que vão dispor de até três minutos para sua fala de encerramento. Outra alteração nesse bloco está na ordem de fala de cada candidato, que será feita definida mediante sorteio, antes do debate, com participação do(a) mediador(a) e dos candidatos.
O debate
Em suas perguntas e respostas, os candidatos deverão abordar os seguintes temas: universidade: princípios e finalidade; organização didático-científica; ensino de graduação e pós-graduação; estrutura acadêmica e administrativa; gestão de pessoal e valorização profissional; relação universidade e movimentos sociais; e inserção regional.
Os debates devem ser pautados pelos princípios da ética e do decoro acadêmico. A transmissão também contará com a presença de tradutores intérpretes de libras, para garantir acessibilidade às pessoas surdas.
Votação
O processo de votação será realizado integralmente pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIG-Eleição) da Unifesspa, no dia 21 de maio de 2020, das 8h às 21h, de acordo com o horário de Marabá. O voto é facultativo, secreto e não poderá ser exercido por correspondência, nem por procuração. Esta será a segunda vez que a comunidade universitária da Unifesspa se organiza para realizar um processo de consulta para o cargo de reitor.
A Unifesspa
Com 6 anos de existência, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está presente em Marabá, Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia. Oferta 42 cursos presencias de graduação e 18 de pós-graduação. São mais de cinco mil alunos matriculados e mais de dois mil profissionais já formados pela Instituição. Conta com 392 professores e 313 técnicos administrativos. O professor-doutor Maurílio Monteiro é o primeiro reitor escolhido por eleição direta, em 2016, tendo como vice a professora-doutora Idelma Santiago. Eles tomaram posse em 20 de outubro de 2016 para mandato de quatro anos.
Por Eleuterio Gomes – de Marabá (Com informações da Ascom/Unifesspa)