Últimos dias para se inscrever no Programa de Formação Profissional da Vale

Inscrições vão até a próxima quinta-feira (23). Com oportunidades preferenciais para mulheres, programa oferece cerca de 450 vagas em quatro estados
Judylanne Teresa Chaves atua como Operadora de Instalação em São Luís (MA) Crédito 9Dstudio

Continua depois da publicidade

Termina na próxima quinta-feira (23) o prazo para inscrição no Programa de Formação Profissional (PFP) da Vale. São cerca de 450 vagas distribuídas em quatro estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Pará. O PFP oferece qualificação para o desempenho de atividades operacionais que são primordiais para o negócio da companhia, como maquinista, eletricista e operadores de mina, usina e porto.

Além de impulsionar a carreira dos profissionais, o programa estimula a economia das localidades onde a Vale atua, trazendo a comunidade para o mercado de trabalho. As pessoas interessadas em se candidatar ao processo devem se inscrever pelo site do PFP.

O PFP é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e para participar é preciso ter a partir de 18 anos de idade e formação completa no Ensino Médio Regular ou em Cursos Técnicos de Ensino Médio, de acordo com a vaga. A aprendizagem teórica dura de 4 a 6 meses e a prática ocorre em até 9 meses, nas instalações da Vale.

Helida Bersan, gerente de Aprendizagem Técnica e Programas de Entrada da Vale, destaca que o PFP, além de ampliar oportunidades na mineração, tem como foco promover a diversidade. “O programa reflete a pluralidade da sociedade dentro da Vale e contribui para ampliar a representatividade de mulheres na empresa. Nosso objetivo é oferecer uma porta de entrada, uma qualificação, independentemente de orientação sexual, raça, etnia ou deficiência. Também não há limite de idade para participar. Queremos proporcionar o início de uma carreira para profissionais que estejam dispostos a ajudar a Vale a evoluir cada vez mais, em suas diferentes áreas de negócio”. 

Processo seletivo e pré-requisitos

O processo seletivo contará com as seguintes etapas: inscrições, avaliações de conhecimento, dinâmicas online, entrevistas com gestores (as) da Vale, entrega de documentação e exames médicos. A previsão é de que o início da formação aconteça a partir de agosto. O calendário do processo está disponível no site do programa.

Benefícios

As pessoas selecionadas receberão remuneração mensal de até R$ 1.937,31 para o cargo de Trainee Operacional. Terão direito também à assistência médica, seguro de vida, reembolso creche e pré-escola, benefícios de atividade física (Gympass), acesso ao Apoiar – programa de assistência ao empregado que dá suporte jurídico, financeiro e psicológico, vale-refeição ou refeitório no local de atuação (quando aplicável) e vale-alimentação, vale-transporte (quando aplicável) ou transporte no local de atuação, cesta de Natal, dentre outros.

Serviço

  • Programa de Formação Profissional
  • Inscrições de 6 a 23 de maio em www.vale.com/pfp
  • Cerca de 450 vagas, distribuídas no Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Pará.

(Ascom Vale)