Uma das cidades mais ricas do Pará é, também, uma das mais violentas do Brasil

Apontada como a 35ª cidade mais violenta do país, Parauapebas poderá contar com uma delegacia da Polícia Federal para atender as demandas da cidade e região

Continua depois da publicidade

Em breve, o sudeste do Pará poderá contar com mais uma delegacia da Polícia Federal. O deputado federal Keniston Braga (MDB-PA) enviou uma indicação (INC 1691/24) ao Poder Executivo, solicitando a implantação de uma unidade das forças policiais na cidade de Parauapebas. O parlamentar justificou que o efetivo disponível hoje nas regiões sul e sudeste do estado é insuficiente, uma vez que são 39 municípios, 1,8 milhão de habitantes e apenas duas delegacias: uma em Marabá e outra em Redenção.

Parauapebas é uma cidade jovem e em franco desenvolvimento, situada no sudeste do estado, mais especificamente na Serra dos Carajás, considerada a maior província mineral do mundo. Conhecida também como a Capital do Minério, a cidade é a quarta maior do Pará e tem um enorme potencial econômico. Porém, muitos acreditam que ela possa fracassar sem medidas de controle e prevenção contra os crescentes índices de criminalidade. A escalada sucessiva de violência fez o município figurar como o 35ª mais violento do Brasil, números acima da média nacional.

Um cenário que pode ser mudado, segundo o deputado federal, com a implantação de uma delegacia da Polícia Federal na cidade. Ele enviou um requerimento ao Poder Executivo solicitando a implantação de uma unidade em Parauapebas, medida que acredita ser urgente e fundamental, pois o município está sofrendo há tempos com total abandono no tocante à segurança pública.

Braga crê que, por ter a atividade mineradora como grande matriz econômica, Parauapebas tornou-se um grande alvo para criminosos. “Uma delagacia de polícia federal, com efetivo qualificado e devidamente equipado, vai ajudar no combate aos crimes ambientais, à mineração ilegal, o tráfico de drogas e de pessoas, entre outros tantos crimes que têm assombrado a cidade e região, e afastado os visitantes,” justificou. “Ademais, a Amazônia Legal precisa de atenção especial. É extremamente preocupante a escalada de crimes organizados que temos visto em áreas de fronteira e de exploração mineral”.

Natural de Abaetetuba, Keniston Braga foi eleito em 2022 com 126.027 votos. Em seu primeiro mandato, tem se destacado por sua forte atuação em pautas relacionadas à mineração e como liderança política no estado, em especial nas regiões sul e sudeste.

2 comentários em “Uma das cidades mais ricas do Pará é, também, uma das mais violentas do Brasil

  1. Max Responder

    Esse contingente de polícia de Parauapebas é só de enfeite. Aqui, a anos passamos por uma onda roubo de motos, mas polícia finge que não tem nada haver com eles, além disso todos os bairros tem pichações enormes de facções nas residências, postes de luz e e inclusive no muro das escolas e da ubs’s, enquanto isso o prefeito “dazoportunidade”, incentiva as invasões de terrenos e favelização da cidade por pura incopetência em fazer políticas habitacionais de verdade e pra variar ainda trás gente de fora pra ficar fechando a portaria e impedindo o direito das possoas de ir e vir. Infelizmente, vai demorar décadas pra conseguir reverter a situação causada por esse desgoverno.

Deixe seu comentário

Posts relacionados