A Calourada 2019 inicia nesta quarta-feira, 13, e prossegue até sexta-feira, 15, na Unidade I do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Marabá, com programação diversificada e com um dia dedicado a uma programação dos Institutos e Faculdades. É um momento singular, também, pelo lançamento de sua marca.
Desde sua criação em 5 de junho de 2013, a Unifesspa vinha utilizando o brasão da República para todas as suas peças publicitárias e de comunicação institucional.
Passados cinco anos, a Unifesspa terá sua marca que apresenta elementos da Amazônia paraense, com forte referência às castanheiras, ao verde das florestas e à sinuosidade dos rios que cortam as cidades onde a Unifesspa está presente.
A marca reforça o sentimento de unidade dos segmentos que compõem a comunidade universitária, de pertencimento, de diálogo e de fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Além disso, faz alusão à chama do conhecimento e às mãos que acolhem a diversidade da nossa comunidade e sociedade.
A comunidade acadêmica vai conhecer os detalhes da criação, desde a concepção inicial até os detalhes técnicos da escolha das cores e os símbolos que compõe a identidade visual da nova marca da Unifesspa. O resultado desse trabalho de criação da marca surgiu após pesquisas iconográficas sobre elementos relacionados à Amazônia, ao Pará e às cidades onde a Unifesspa está presente.
A identidade visual será utilizada em materiais de papelaria, de divulgação institucional, documentos oficiais, sinalização, portais oficiais da instituição, vestuário, entre outros. A logo recém-aprovada surge num importante momento de afirmação da Unifesspa como instituição promotora do desenvolvimento regional e expressa as transformações vividas pela universidade e pela sociedade do sul e sudeste paraense.
O Logotipo da Unifesspa trata do nome formado por letras desenhadas de maneira particular e cuja função principal é identificar a Universidade, permitindo sua clara leitura. A marca utiliza tipografia com a fonte Yanone.
Conheça os membros que integraram a Comissão responsável pela elaboração da marca Unifesspa e do selo comemorativo dos cinco anos da Unifesspa. Compuseram a comissão os servidores Amilton Damas de Oliveira (Illa), Cinthya Marques do Nascimento (Illa), José Marcos Cavalcanti, Alexandre Silva dos Santos (Alixa), Charles Pitter, Dorys Liliana Rivarola de Costa de Oliveira (Ascom), José Maria Teixeira da Costa Júnior (Illa), Lucas França Rolim (Sinfra) e Manoel de Sousa da Silva Júnior (Gabinete da Reitoria).
O manual de identidade visual foi elaborado pela Assessoria de Comunicação da Unifesspa com a consultoria de professores da Instituição com vasta formação nas áreas de comunicação e Artes Visuais. A primeira versão do manual estará disponível no site da Unifesspa a partir desta quarta-feira (13).