O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta segunda-feira (13), os resultados da edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se da principal via de acesso às universidades públicas, como a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Os candidatos podem consultar suas notas acessando a página do participante no site do Inep.
Inscrições no SiSU
Na próxima sexta-feira (17), serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem para classificar os estudantes nas vagas oferecidas pelas universidades públicas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente no site do SiSU.
Na plataforma, os candidatos podem escolher até duas opções de curso e modalidade de concorrência, sendo possível alterar essas escolhas durante o período de inscrições, que se encerra em 21 de janeiro.
Vagas na Unifesspa
Para a edição de 2025, a Unifesspa oferecerá 1.360 vagas em diversos cursos de graduação nos campi de Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara. A seleção será realizada com base nas notas do Enem 2024, aplicando-se uma média ponderada conforme os pesos definidos para cada curso. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a nota final, respeitando o limite de vagas disponíveis.
Políticas de ações afirmativas
A Unifesspa adota políticas de ações afirmativas destinadas a candidatos que atendem aos critérios das cotas estabelecidos por lei. Eles incluem: estudantes de escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas; pessoas com deficiência (PcD). Critérios de renda familiar também podem ser aplicados, dependendo da cota escolhida.
Além disso, das vagas destinadas à ampla concorrência, cada curso de graduação reservará duas vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD).
Habilitação dos classificados
A habilitação institucional dos candidatos selecionados nas chamadas do SiSU 2025 ocorrerá em datas e horários que serão divulgados no site do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa. Os candidatos convocados deverão apresentar documentos como: histórico escolar do ensino médio; certificado de conclusão do ensino médio; documentos de identificação pessoal.
Aqueles que se inscreverem em modalidades de cota (como negros, pardos, indígenas, quilombolas ou PcD) deverão apresentar documentação adicional que comprove sua condição, como autodeclaração e documentos específicos, quando necessário, para comprovação de deficiência ou autodeclaração étnica.
Cronograma previsto do Sisu 2025 na Unifesspa
Candidatos
- 17 a 21 de janeiro – Período de inscrições
- 26 de janeiro – Resultado da chamada regular
- 26 a 31 de janeiro – Manifestação de interesse na lista de espera
- 27 de janeiro a 4 de fevereiro – Período de ocupação da chamada regular
MEC
- 11 de fevereiro – Convocação da lista de espera
CRCA
- 11 a 17 de fevereiro – Manifestação de interesse na lista de espera da Unifesspa
- 18 a 21 de fevereiro – Segunda chamada