O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou nesta quarta-feira, 12, o Período Letivo Emergencial (PLE) na Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa). De acordo com a resolução, serão 80 dias letivos com aulas online, que iniciam no dia 15 de setembro e encerram no dia 22 de dezembro de 2020.
A votação da PLE, realizada durante sessão extraordinária virtual e transmitida ao vivo, recebeu 20 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção. O Consepe ressalta que o PLE não substitui ou cancela o período 2020.2, que segue suspenso por decisão do Consun e será retomado quando houver condições seguras para a volta das atividades presenciais na Unifesspa. Desta forma, não haverá prejuízo para os alunos que não puderem participar do PLE.
A Unifesspa está com as atividades acadêmicas presenciais suspensas desde março, quando iniciou a pandemia da covid-19. Durante esse período, foram realizadas várias ações junto à comunidade acadêmica para discutir a retomada de aulas. A resolução aprovada foi a quinta versão apresentada, após amplo debate, através de reuniões nas Unidades Acadêmicas, encontros virtuais e colaborações pela plataforma “Participa Unifesspa”.
PLE
A participação de professores e alunos no Período Letivo Emergencial é facultativa e as disciplinas ofertadas poderão ser obrigatórias ou optativas. De 07 a 11 de setembro, os estudantes devem solicitar a matrícula, em qualquer disciplina do PLE, por meio do SIGAA. Existe também a possibilidade de desistência da matrícula até o momento em que forem ofertados 50% dos conteúdos ou da carga horária correspondente.
As atividades ofertadas no PLE poderão ser contabilizadas no Plano Individual de Trabalho (PIT) do docente. De acordo com a resolução, o professor poderá suspender a turma, a qualquer momento, em razão de quaisquer condições adversas que inviabilizam as atividades planejadas.
Internet gratuita
A Unifesspa informou que lançará edital de apoio à conectividade para atender aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o fornecimento de internet gratuita. Também haverá edital com bolsas de monitoria para as atividades de caráter didático-pedagógico, vinculadas a componentes curriculares ofertados no PLE.
Por Dayse Gomes
(com informações da Unifesspa)