Nesta segunda-feira (9), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulgou seu edital para o processo seletivo de 2025 via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao todo, são 1.360 vagas ofertadas em cursos de graduação nos campi de Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara.
O SiSU utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para a seleção dos candidatos. As vagas estão distribuídas entre diversos cursos oferecidos pela Unifesspa, abrangendo diferentes áreas de conhecimento, como ciências humanas, exatas, biológicas e sociais.
Critérios de Seleção e Processo
A seleção para as vagas será feita com base nas notas do Enem 2024. O cálculo da nota final será realizado por meio de uma média ponderada das notas obtidas na prova, conforme os pesos estabelecidos para cada curso. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota final, até o limite do número de vagas ofertadas.
Ações afirmativas e vagas reservadas
A Unifesspa adota políticas de ações afirmativas para garantir o acesso de grupos historicamente excluídos. Assim, parte das vagas será destinada a candidatos que se encaixam nos critérios de cotas definidas pela Lei nº 12.711/2012, com cotas para: estudantes de escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e candidatos quilombolas; e pessoas com deficiência. Critérios de renda familiar também podem ser aplicados, a depender da cota selecionada. Além disso, das vagas destinadas à ampla concorrência, serão reservadas duas vagas, de cada curso de graduação, destinadas exclusivamente à Pessoa com Deficiência (PcD).
Inscrição no Sisu
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Sisu, onde os candidatos podem escolher seus cursos e modalidades de concorrência. O calendário com a data de inscrições ainda será divulgado pelo MEC. Na plataforma, o candidato escolhe até duas opções de curso, sendo possível alterar suas opções durante as inscrições.
Habilitação dos classificados
A Habilitação Institucional dos candidatos selecionados nas chamadas do SiSU 2025 ocorrerá em datas e horários a serem divulgados no site do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa. Quando forem convocados, os candidatos terão que apresentar documentos como histórico escolar do ensino médio; certificado de conclusão do ensino médio; documentação de identificação pessoal, entre outros.
Além disso, aqueles que se declararem como candidatos cotistas (como negros, pardos, indígenas, quilombolas ou com deficiência) terão que apresentar documentos que comprovem sua condição, como autodeclaração e, quando necessário, documentos específicos que atestem a deficiência ou a autodeclaração étnica.
Preenchimento de vagas remanescentes
Segundo o edital, em caso de vagas não ocupadas após as chamadas regulares, a Unifesspa irá utilizar a lista de espera para convocar candidatos classificados, que deverão manifestar interesse nas vagas remanescentes. A chamada será feita exclusivamente por meio do portal do CRCA da Unifesspa, e a lista será disponibilizada de acordo com a ordem de classificação do SiSU.