Professores motivados e alunos cheios de expectativa começaram a construir a trajetória do curso de Jornalismo da Unifesspa, que pretende se tornar referência na região Norte. Cerca de 20 alunos que integram a turma pioneira participaram, nesta quarta-feira (22), da solenidade de inauguração das atividades curriculares do curso. O momento foi prestigiado pela comunidade universitária de Rondon do Pará, por representantes da sociedade civil e marcado por muita emoção diante de mais uma etapa histórica para a Unifesspa.
Os professores e técnicos administrativos do campus de Rondon do Pará, além de membros da Administração Superior, deram as boas-vindas aos alunos, forneceram informações úteis para o início da vida universitária e ressaltaram o desejo de construir, ao lado dos estudantes, mais um curso de excelência na Unifesspa.
O acadêmico Lucas Guilherme da Silva veio de Belém para realizar o sonho de cursar Jornalismo. Na Unifesspa, ele encontrou o acolhimento e incentivo necessários para enfrentar o desafio de ingressar no ensino superior. “Fui bastante incentivado pelos professores e técnicos do Instituto a enfrentar esse desafio de sair da minha cidade, e não desistir do sonho de fazer jornalismo. O acolhimento da instituição, nessa fase de transição, está sendo fundamental. Minha expectativa é enorme para aprender muito e construir um futuro na área de comunicação,” comentou o estudante.
Na ocasião, também foi realizada a assinatura da portaria de nomeação da primeira coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Janine Bargas, doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG), mestra em Ciências Sociais e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Os alunos também puderam conhecer os novos diretores do Instituto e receberam um acolhimento especial dos servidores técnicos administrativos que oferecem suporte pedagógico, administrativo e de tecnologia da informação à comunidade universitária.
Compuseram a mesa de honra da solenidade, o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro; o novo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Gabriel Outeiro; a coordenadora do curso de Jornalismo, Janine Bargas; a coordenadora de articulação social da Pro-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), Larana Prestes Catalão; e o secretário executivo Roberto Campos, representante dos técnicos administrativos do Instituto.
À tarde, os primeiros calouros de Jornalismo da Unifesspa participaram de uma roda de conversa com as professoras do curso e alunos veteranos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Um bate-papo produtivo e descontraído que motivou os alunos ingressantes, fortalecendo a recepção e integração dos novos universitários.
Primeiros projetos
O curso de Jornalismo da Unifesspa é o segundo existente em uma universidade pública no estado e nasce com a missão de observar, refletir e produzir jornalismo na região do Sul e Sudeste do Pará, por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais qualificados e contribuindo para o pensamento comunicacional e das ciências sociais no país.
Para iniciar o curso, a coordenação já protocolou dois projetos de pesquisa que irão envolver os alunos, fortalecendo o processo de aprendizagem. “Um deles é de mapeamento das mídias na região do Sul e Sudeste do Pará, que a gente quer saber com quem iremos dialogar nessa produção jornalística, como os alunos podem se inserir como estagiários nesses veículos de comunicação; e outro projeto, que envolve ensino, pesquisa e extensão, é de uma agência experimental de comunicação, que visa a produção de conteúdo jornalístico para a região. Todos os professores estão muito motivados e queremos, daqui a pouco tempo, voltar a falar do sucesso, dos primeiros resultados desses projetos,” detalhou a coordenadora.
Também integram o corpo docente do curso de Jornalismo da Unifesspa as professoras doutoras Lívia Barroso, Ingrid Gomes Bassi e Elaine Javorski. O curso de bacharelado em Jornalismo tem duração de 4 anos, com carga horária de 3.047 horas e é ofertado no campus de Rondon do Pará, localizado na Rua Rio Grande do Sul, s/n – Centro.