Unifesspa organiza 2º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira

Continua depois da publicidade

De 11 a 16 de abril acontece o 2º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, o FIA Cinefront II. O evento é organizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com movimentos sociais e com a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá. Durante o Festival serão ofertadas sessões gratuitas de cinema com caráter de mostra e debate de obras cinematográficas que abordam a realidade de regiões consideradas periféricas, fronteiras, como no caso da Amazônia.

Cinefront

De acordo com a organização, “o FIA Cinefront II será composto pela mostra filmes em que indígenas, camponeses e guerrilheiros são apresentados como protagonistas intelectuais e políticos de lutas de resistência que possuem em comum um caráter anti-colonial, mas que às vezes conflitam entre si, sendo um dos objetivos do festival provocar visibilidades aos conflitos na fronteira e estimular reflexões sobre possibilidades de construção de alianças emancipadoras entre os sujeitos em luta”.

Este ano, o homenageado será Vincent Carelli, indigenista, documentarista, fundador do Vídeo nas Aldeias e diretor de filmes como “Ninguém come carvão” e “Corumbiara”, que, respectivamente, denunciam a destruição da floresta pelas siderúrgicas no Pará e Maranhão e o massacre de índios na Gleba Corumbiara, em Rondônia.

Na programação, que ainda pode sofrer alteração, serão contemplados vários locais como os campi da Unifesspa de Marabá, Rondon do Pará, São Felix do Xingu, Xinguara e Santa do Araguaia, além de cinemas e aldeias indígenas. Uma sessão especial do Festival de Cinema Curta Carajás de Parauapebas também está prevista.

Deixe seu comentário

Posts relacionados